VEM AÍ, UMA CAMPEÃ DE AUDIÊNCIA NO MIS RJ! EXPOSIÇÃO “JANETE CLAIR 100 ANOS - A USINEIRA DE SONHOS”!
- 28/04/2025

Sexta-feira, 25 de abril, a exposição “Janete Clair 100 Anos – A Usineira de Sonhos”, será inaugurada no Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, para celebrar o centenário da maior autora brasileira de novelas. O público poderá conferir a mostra que reúne itens raros de acervo familiar, fotos, vídeos, sinopses originais e troféus à partir do dia 28/4, das 9 às 18h, de segunda a sexta, na sede Lapa.
“Estamos muito felizes com a escolha do MIS RJ para abrigar essa exposição que homenageia Janete Clair no ano do seu centenário, autora de sucessos inesquecíveis, como “Irmãos Coragem” e “Pecado Capital”, e tantas outras novelas que marcaram época! Tenho certeza que os fãs vão curtir cada item expositivo e mergulhar nesse universo mágico que só Janete Clair foi capaz de criar ao longo de muitos anos. Ela dedicou sua vida, com criatividade e muito talento, à teledramaturgia brasileira”, afirmou Cesar Miranda Ribeiro, presidente do Museu.
Em uma das plotagens que celebra a trajetória de Janete Clair, seu filho, Alfredo Dias Gomes, destacou – “Que esta exposição sirva não apenas para celebrar o passado mas também para inspirar futuras gerações de contadores de histórias”. A curadoria da exposição foi assinada por Alfredo, Renata Dias Gomes e Leila Sarmento, e conta com sinopses antológicas e roteiros originais; trechos de suas novelas; matérias de revistas; gravações familiraes em Super 8, mostrando momentos com o marido Dias Gomes e os filhos; além de vídeos atuais, com depoimentos dados por diretores, atores e diretores exclusivamente para a mostra; bem como trechos das icônicas novelas “Irmãos Coragem”, “Selva de Pedra”, “Pecado Capital” e “O Astro”.
Ela era Mestra em contar histórias e sabia como ninguém prender a atenção do telespectador, capítulo a capítulo. O seu Depoimento para a Posteridade, gravado no MIS RJ, em 27 de junho de 1978, e que contou com a participação do seu marido, Dias Gomes, além de Fábio Sabag, Guta Mattos, José Carlos Monteiro, Sarita Campos, Demerval Costa Lima, Celina Luz e Milton Ramos, revela a beleza do ser humano por trás da grande autora e consagrada escritora de teledramaturgia. São momentos únicos em que, cercada por grandes amigos que participaram da sua trajetória profissional e pessoal, Janete Clair deixou para as futuras gerações, o registro da sua paixão pela escrita:
- “Eu tinha vocação para escrever, gostava de escrever, sempre fui imaginativa segundo os meus professores e os familiares. Mas eu tentei o rádio, em primeiro lugar como radioatriz, não havia oportunidade de ser escritora, naturalmente. Naquele tempo ainda não sabia como era ser escritora, não tinha a menor ideia, era muito jovem. E antes mesmo de tentar o rádio, se você me pede uma ordem cronológica da minha vida, eu tentei ser analista de laboratório, segundo a vontade da minha mãe, que queria que eu seguisse uma carreira de medicina. E eu optei também pelo mais fácil porque eu sempre fui muito rápida nas coisas que eu fazia e eu queria um resultado muito imediato. E talvez por isso eu goste tanto de televisão, porque é um resultado imediato que você tem. Você escreve hoje e você tem o resultado amanhã. Então, a televisão me satisfaz plenamente nesse sentido”.
Prepare o coração para mergulhar no universo de uma campeã de audiência, que parava o Brasil para assistir aos emocionantes capítulos escritos por Janete Clair! Assim como na telinha, a exposição “Janete Clair 100 Anos – A Usineira de Sonhos”, é uma ótima oportunidade para as novas gerações conhecerem o legado e a trajetória de uma das maiores escritoras da televisão brasileira!
SERVIÇO:
EXPOSIÇÃO: “Janete Clair 100 Anos – A Usineira de Sonhos”
Local: Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, Sede Lapa (Mezanino), Rua Visconde de Maranguape, nº 15, Centro
Data: 25 de abril de 2025(Evento somente para convidados)
Abertura para o Público: 28 de abril de 2025 (segunda-feira)
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 18h
Entrada Franca
Duração da exposição prevista: oito meses
Contato MIS RJ: ascom@mis.rj.gov.br