Encontro no MIS da Lapa celebra os Museus do Rio e São Paulo
- 02/12/2021
Quando o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro foi criado em 3 de setembro de 1965, como parte das comemorações do IV Centenário da cidade do Rio de Janeiro, tinha uma proposta inovadora de lançar um gênero pioneiro de museu audiovisual, que seria seguido, posteriormente, em outras capitais e cidades.
O prestígio alcançado nacionalmente pelo MIS RJ, inspirou 5 anos depois, a criação do MIS de São Paulo. De lá para cá, as instituições seguiram seus caminhos na construção museológica de celebrar e proteger o rico patrimônio cultural brasileiro.
Para estreitar laços entre as instituições, e retribuir a visita feita em setembro pelo presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro, à sua instituição, o diretor geral do MIS SP, Marcos Mendonça, visitou a sede do MIS, na Lapa.
Durante o encontro, os gestores alinharam projetos de intercâmbio que possibilitem uma conexão maior entre as instituições, de valorização da produção cultural do eixo Rio-São Paulo. A visita que começou no gabinete da presidência, se estendeu para todos os setores do MIS RJ, e culminou na apresentação feita pelo presidente Cesar sobre a "Exposição Pixinguinha Eterno, Carinhoso Mestre", em cartaz na sede, na Lapa, até 30 de dezembro.
"Precisamos viabilizar encontros e contatos com os museus para que possamos trocar ideias e nos fortalecer. Creio que podemos ser ainda mais potentes como instituição, se estivermos alinhados e colaborando uns com os outros", afirmou o presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro.



