O MIS e os 100 Anos do Rádio no Brasil
- 17/01/2022
Ele é um senhor centenário, mas continua firme, forte, e se reinventando. O rádio, companheiro inseparável de tantas gerações, mudou. Então, atenção ouvinte! Ajuste a sintonia no seu dial e aumente o volume, o Museu da Imagem e do Som está comemorando um século do Rádio no Brasil. Temos muita história para contar! Lá no ano de 1922, no dia 7 de setembro, aconteceu a 1ª transmissão experimental no país. Roquette-Pinto, um homem múltiplo, considerado o pai da radiodifusão brasileira, foi o visionário que abriu caminhos para este veículo tão amado. Lembrando os antigos programas de auditório, fazemos coro: palmas, muitas palmas, que ele merece!
“Eu, como radialista, jornalista, e gestor do MIS, que tem em seu acervo importantes coleções relacionadas com a história do Rádio, como a do músico, comunicador e pesquisador Almirante, e a própria Coleção da Rádio Nacional, produção valiosa de uma das mais significativas e emblemáticas rádios brasileiras, desejo que o público, ouvinte da Web Rádio MIS RJ, acompanhe conosco nos próximos meses as muitas histórias que vamos contar, desse feito histórico que começou com Roquette-Pinto, em 1922, e que completará 100 anos em setembro”, afirmou Cesar Miranda Ribeiro, presidente do Museu da Imagem e do Som.
Vivemos longe dos tempos românticos e bem mais inocentes do passado... época em que só 80 aparelhos puderam acompanhar a revolucionária transmissão. Hoje, no entanto, o antigo e o novo continuam a conviver. O veículo de massa que ajudou a informar e formar este imenso Brasil permanece levando informação, música, diversão, esporte, cultura e prestação de serviços, alcançando as regiões mais longínquas. Apesar das antigas e conhecidas previsões de desaparecimento, o rádio resiste e se tornou onipresente. Está nos celulares, computadores, redes sociais, diversos dispositivos. Sua linguagem se modifica, adquirindo novas dinâmicas em novas plataformas.
Quantas vozes sem rosto nos conquistaram ontem e quantas hoje somos capazes de reconhecer através das rádios com imagem. São muitos os desafios para o futuro e grandes as lembranças do passado. Se não tinha imagem, sobrava criatividade: o golaço narrado com paixão pelo locutor e imaginado pelo ouvinte, a canção na voz do ídolo, que fez o coração registrar um momento feliz, a notícia que marcou a memória, os astros e estrelas que encantaram multidões, os talentos do humor, que levaram tanta alegria ao povo. O Museu da Imagem e do Som, tem, no seu imenso acervo, todas essas preciosidades. Nossa missão é buscar esses tesouros para encantar você, prezado ouvinte! Para isso estamos preparando uma super programação, com Folhetins, entrevistas, séries especiais, playlists e muito mais ... uma viagem onde você vai recuar no tempo e também avançar, para conhecer toda a dimensão inovadora do Rádio.
Publicado em 17/1/22 por Tetê Nóbrega



