MIS RJ INAUGURA EXPOSIÇÃO “ANÍBAL AUGUSTO SARDINHA, PARA SEMPRE GAROTO”

  • 12/02/2022

MIS RJ INAUGURA EXPOSIÇÃO “ANÍBAL AUGUSTO SARDINHA, PARA SEMPRE GAROTO”

O Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, orgulhosamente apresenta a Exposição “Aníbal Augusto Sardinha, para sempre Garoto”, inaugurada oficialmente sexta (11/2), pela Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, com as presenças do presidente da Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ), José Roberto Gifford, e do biógrafo de Garoto, o professor e pesquisador Jorge Mello.

Para o presidente do MIS, Cesar Miranda Ribeiro, “essa exposição tem um diferencial muito especial, primeiro pela importância do homenageado Garoto, que foi um dos mais importantes músicos brasileiros de todos os tempos, excepcional instrumentista, um gênio que influenciou muitas gerações e, segundo, porque vamos mostrar ao público itens valiosos, importantíssimos, como o banjo e o violão tenor desse grande mestre. Mas não só isso, também documentos pessoais, partituras impressas, fotografias, diários, itens diversos doados pelo neto, Eduardo Sardinha Taschetto, e pelo biógrafo do violonista, professor Jorge Mello. O MIS trabalhou muito para ter essa Coleção Garoto, uma conquista de toda a equipe, que agora compartilhamos com a sociedade através da exposição”.

A museóloga do MIS RJ, Eliane Vilela Antunes, é a responsável pela curadoria da exposição, que contará com a Playlist Garoto, com músicas do multi-instrumentista, selecionadas por Pedro Dias, responsável técnico do setor sonoro, e que estarão disponíveis também para os ouvintes na programação da Web Rádio MIS RJ.

A Coleção Garoto é um legado cultural rico e vasto para todos os brasileiros. É constituída de itens relativos ao músico que pertenciam a outras coleções do MIS, mas principalmente, de duas importantes doações feitas em 2021, na gestão do presidente Cesar, sendo a primeira do neto de Aníbal, Eduardo Sardinha Taschetto e, em seguida, a do professor e pesquisador Jorge Mello, totalizando 700 itens. Todo esse material - documentos pessoais, correspondências, recortes de jornais, fotografias, partituras manuscritas e impressas, discos, publicações bibliográficas, cartas, bilhetes, contratos, recibos e scripts de programas - salvaguardado no MIS RJ, é fonte de pesquisa inesgotável sobre o compositor e multi-instrumentista brasileiro.

Ficou curioso? Quer saber mais sobre o autor de clássicos como “Duas contas”, “Sorriu pra mim”, “Lamentos do Morro”, “São Paulo Quatrocentão” e “Gente Humilde”? Você pode pesquisar a fundo a história do genial Garoto se enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.bre agendar uma visita ao Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin.

Para sentir a emoção de ver, ao vivo e a cores, o banjo e o violão desse genial artista, venha para a Exposição “Aníbal Augusto Sardinha, para sempre Garoto”, no MIS, Rua Visconde de Maranguape, 15, Lapa, de segunda a sexta, das 10h às 17h, até o dia 8 de abril, entrada gratuita!

Publicado em 12/2/22 por Márcia Benazzi


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Top 5

top1
1. A Felicidade

Agostinho dos Santos

top2
2. Céu e Mar

Agostinho dos Santos

top3
3. Estrada do Sol

Agostinho dos Santos

top4
4. Graças a Deus

Agostinho dos Santos

top5
5. Na Solidão da Noite

Agostinho dos Santos

Anunciantes