MIS RJ abre alas para o Cacique de Ramos passar
- 15/02/2022
Hoje (15/2), no gabinete do presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro, a emoção falou mais alto e o tom alegre e festivo tomou conta da primeira reunião entre o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro e o Grêmio Recreativo Cacique de Ramos. De um lado, a instituição museológica que preserva e salvaguarda a Cultura Brasileira há 56 anos, do outro, o Bloco fundado pelo Mestre Bira Presidente, referência do carnaval carioca. Juntos, celebram nesta tarde, um Protocolo de Intenções, que tem por objetivo promover e realizar ações integradas de projetos e programas que desenvolvam a arte e a Cultura do Rio de Janeiro.
“Em cada esquina desse país, em cada bar, palco e nos fundos dos quintais, cada roda de samba tem um pouco do Cacique de Ramos. E esta memória está preservada aqui no Museu por meio dos discos, depoimentos para a posteridade, fotos, partituras, objetos e documentos textuais, informações preciosas sobre o samba e a maior festa popular do mundo, o carnaval. Tudo à disposição do Cacique”, afirmou o Presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro.
As ações visam estabelecer empréstimo e trânsito de acervo entre o Centro de Memória do Grêmio Recreativo Cacique de Ramos e a Fundação Museu da Imagem e do Som, seguindo as normas de proteção estabelecidas pelas instituições; e a participação do Bloco Cacique de Ramos no Programa Frequência MIS.
Encontros como desta tarde trazem à tona declarações genuínas, de sentimentos que traduzem respeito, gratidão e amizade sincera. Bira Presidente, porta voz do samba verdadeiramente carioca, dos blocos, do Cacique de Ramos, afirmou “Eu devo muito ao MIS, e não é só por hoje não. Sempre tive portas abertas aqui. Adoraria, em forma de gratidão e por entender a potência deste lugar, ter uma ala do MIS no nosso Bloco”. Um convite que honra toda a equipe do MIS RJ.
Publicado em 15/02/22 por Márcia Benazzi






