No aniversário da Rádio MIS RJ, Márcia Benazzi no GovCast#RJ
- 31/03/2022
No aniversário de um ano da Rádio MIS RJ, Márcia Benazzi, gerente de produção do Museu da Imagem e do Som, foi a convidada especial do GovCast#RJ para falar de uma ideia sensacional – a criação da web rádio para o MIS – que se tornou um sucesso de audiência aqui no Brasil e no exterior. Afinal, a Rádio leva ao público as vozes de estrelas que são tesouros do acervo do MIS. Vozes que ganharam palco e plateia novamente, que encantam quem já conhecia os artistas, e conquistam os jovens, que descobrem a boa música.
Como relatou Márcia, curadora do projeto, a ideia surgiu com o presidente Cesar Miranda Ribeiro, que assumiu o Museu da Imagem e do Som, em fevereiro de 2021. Com o desejo de fazer uma aproximação entre o público e o MIS, democratizando o acesso à cultura, ele queria criar um canal de comunicação que disponibilizasse o rico acervo do museu. Segundo Márcia, para que “todas as notícias, todos os vídeos, que todas as músicas, o maior número de material do nosso acervo estivesse ao alcance do público carioca, fluminense, brasileiro”.
Ela também falou da equipe da rádio, pequena e cheia de energia...e agora é o momento de você ouvinte, conhecer quem faz a mágica: André, responsável pelo setor de TI do MIS, cuida da programação; o setor sonoro e as playlists, pesquisadas com muito carinho, ficam por conta de Pedro Dias; o sonoplasta Renato Alencar sonoriza as vinhetas, os folhetins, os programas e é também a voz oficial da Rádio! O interessante é que, como o MIS tem um acervo monumental, as playlists podem ser temáticas (por ex. músicas sertanejas, tango etc), ou associadas a um evento ou exposição. Imagine o que criatividade e talento podem fazer com um acervo de 350 mil itens e 37 coleções!
Márcia ressaltou “os setores do MIS, eles conversam, estão em sinergia com a Rádio”, e sempre com a meta de oferecer o melhor ao ouvinte, um conteúdo de qualidade. Como exemplo, o setor iconográfico, que contribui com as fotos usadas nas notícias e nas artes elaboradas para a Rádio. Ainda foi lembrado o acervo da Coleção da Rádio Nacional, com programas, comunicadores, maestros, artistas...muito material a ser trabalhado e divulgado. Ela acredita que a grande atração da Rádio MIS RJ são as músicas, que conectam as gerações, dada a diversidade do acervo. Os vídeos também são importantes porque revelam o funcionamento e os bastidores do Museu, quando um programa é gravado ou quando é lançada uma exposição.
Sobre a programação, tem o sucesso do “Frequência MIS”, primeiro programa colocado no ar, já na segunda temporada, que está na Rádio Roquette-Pinto, numa parceria vitoriosa. E ainda o “Nas Ondas da História”, de Anagélica Rodrigues, jornalista do MIS, que fez a conexão do acervo do museu com entrevistas de convidados famosos. Já o programa de Mona Vilardo, atriz, cantora, escritora, “Sons de Crônica”, é apresentado quinzenalmente. Sem esquecer do GovCast#RJ, que marca presença na Rádio MIS RJ.
E para o futuro? Márcia adiantou as novidades que estão chegando: a partir de dois de abril, vinhetas novas e folhetins falando das conquistas da Radio MIS; “A História do Rádio”, novo podcast com o pesquisador Roberto Salvador, em cinco episódios imperdíveis. E a estreia da série especial, em comemoração ao centenário do rádio no país, “100 anos do rádio no Brasil”. E, é claro, muita música, mais playlists para o nosso ouvinte fazer uma imersão nas belezas das nossas canções!
É muita coisa boa e você é o convidado especial para comemorar, junto com o MIS, um ano da Rádio MIS RJ, um sonho que virou realidade...interação com o público, cultura partilhada, poesia cantada, emoção no ar!
Publicado em 31/3/22 por Tetê Nóbrega



