EQUIPAMENTOS DO FOTÓGRAFO ORTIZ ALEXIM DOADOS AO MIS RJ
- 31/03/2022
Mais uma doação importante chega ao Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro para ser incorporada ao acervo da instituição. Ontem (30/3), o presidente Cesar Miranda Ribeiro recebeu Marcelo Piovesan Alexim e Flávia Alexim, filho e neta do fotógrafo e cinegrafista Ortiz Rubio Alexim, para a formalização e entrega dos equipamentos profissionais desse capixaba de São José do Calçado, Espírito Santo, que veio, ainda criança, morar no Rio de Janeiro.
Apesar da curta trajetória de vida, faleceu aos 28 anos filmando a Esquadrilha da Fumaça, no Campo dos Afonsos, Ortiz Alexim foi cinegrafista da extinta TV Tupi no início dos anos 50. Uma época em que as matérias eram filmadas em 16 mm e só depois o filme era revelado para entrar no “Seu Repórter Esso”. Ortiz fotografou momentos marcantes do Rio de Janeiro como a construção do Estádio do Maracanã, Juscelino Kubitscheck e Getúlio Vargas, o carnaval carioca e o cotidiano da emissora em que trabalhava.
A paixão por imagens pode ter sido despertada na infância, já que o seu pai, Miguel, era dono de um cinema na sua cidade natal. Sua esposa Luiza e os quatro filhos foram modelos em diferentes momentos do dia a dia da família, fonte de inspiração para o olhar atento de Ortiz.
Publicado em 31/3/22 por Márcia Benazzi





