O MIS RJ celebra o Centenário de Dircinha Batista

  • 07/04/2022

O MIS RJ celebra o Centenário de Dircinha Batista

Hoje (7/4), é o dia do centenário de nascimento de Dirce Grandino de Oliveira, a grande Dircinha Batista. E o MIS precisa lembrar essa artista, que teve mais de 40 anos de carreira. A menina, que pertencia a uma família de artistas, desde cedo começou a cantar e a encantar! Gravou seu primeiro disco aos 8 anos. Nos festivais era apresentada como “a filha do ventríloquo Batista Júnior”. Quando entrou para o rádio, foi fazendo fama, cantando, rindo, requebrando e mostrando todo o seu talento.

Para o presidente do MIS, Cesar Miranda Ribeiro, “Dircinha Batista foi, sem dúvida, um fenômeno. O MIS RJ tem o orgulho de abrigar o rico acervo dessa estrela, que retrata uma época gloriosa do rádio. Poder oferecer tantos itens para pesquisa, para o conhecimento do público, é a nossa missão. É nosso dever, enquanto instituição, democratizar essas trajetórias importantes do cancioneiro brasileiro”.

Dircinha foi eleita Rainha do Rádio em 1948. Teve uma vida de sucessos no rádio, fez cinema, teatro, tinha capacidade de improvisação e cantava em vários idiomas. Com fãs em todo o Brasil, fez também turnês internacionais e era considerada, por Ary Barroso, “ a voz mais bonita do Brasil”.

O MIS tem a honra de salvaguardar o imenso acervo de Dircinha Batista. São 1.870 fotografias, prêmios recebidos por ela, partituras, a Coleção das Irmãs Batista, com 2.141 itens e ainda material em outras 12 Coleções. Para pesquisar basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin.

Publicado em 7/4/22 por Tetê Nóbrega


#Compartilhe

Aplicativos


No Ar

Top 5

top1
1. Alguém me Avisou

Dona Ivone Lara

top2
2. Cachorro Vira-lata

Carmem Miranda

top3
3. Com que roupa eu vou

Noel Rosa

top4
4. Gracioso

Garoto

top5
5. A Mar Serenou

Clara Nunes

Oferecimento