Gravação do 2º programa “100 Anos do Rádio no Brasil” reúne estudiosos apaixonados pela MPB e a Cultura Brasileira

  • 26/04/2022

Gravação do 2º programa “100 Anos do Rádio no Brasil” reúne estudiosos apaixonados pela MPB e a Cultura Brasileira

Foi uma tarde memorável, emocionante! Ontem (25/4), reunimos quatro incríveis estudiosos da Cultura Brasileira e da MPB, Ricardo Cravo Albin, Osmar Frazão, Roberto Salvador e Rodrigo Faour, que encheram o auditório do MIS da Praça XV com boas memórias, lembranças vívidas e canções dos tempos áureos do Rádio.

“O Museu da Imagem e do Som tem essa missão, de conectar o nosso rico acervo com o Centenário do Rádio no Brasil e as futuras gerações. E cada programa procura enfocar uma temática importante para a radiodifusão, como o que inaugurou a Série Especial, que destacou os comunicadores cariocas, e para esse segundo, o universo da pesquisa musical, dos programas de auditório com seus astros, dos pioneiros que fundaram a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 1923, Roquette-Pinto e Henrique Moritze”, afirmou o presidente do MIS, Cesar Miranda Ribeiro.

A gravação do segundo programa da Série Especial “100 Anos do Rádio no Brasil” foi, na verdade, um encontro de amigos! Conhecedores profundos da Música Popular Brasileira, da história do radioteatro, e dos personagens que marcaram as principais emissoras de rádio do Rio de Janeiro, contaram pérolas das décadas de 30, 40 e 50, e revelaram o rico universo da era de ouro do Rádio Brasileiro, que completará 100 anos no dia sete de setembro de 2022!

Muito se falou de Edgard Roquette-Pinto, considerado o pai da radiodifusão brasileira, de Almirante, Ademar Casé, Renato Murce, Rodolfo Mayer, Júlio Louzada, Cesar Ladeira, César de Alencar, Francisco Alves, Paulo Gracindo, Emilinha, Marlene, Ângela Maria, Ísis de Oliveira, Vítor Costa, Daisy Lúcidi, só para citar alguns, porque foram dezenas de astros e estrelas mencionados durante as duas horas de ótimo papo. E o mais importante, para Ricardo, Osmar, Roberto e Rodrigo, o Rádio Brasileiro teve, tem e sempre terá um lugar de destaque na história do Brasil! É um veículo que se modernizou, que acompanhou as transformações sócioculturais, e nunca perdeu a magia, o encanto e a grandeza como meio de comunicação de massa!

E nós, do MIS RJ, só temos a agradecer a esses grandes nomes da nossa cultura por um depoimento que vai ficar no coração e, principalmente, servir de fonte de inspiração para os pesquisadores no futuro. Lembramos que a Coleção da Rádio Nacional, que foi líder absoluta por mais de 20 anos, continua viva através do acervo composto por discos, gravações, roteiros de programas e orquestrações de Radamés Gnatalli, Guerra Peixe, e outros, e está sob a salvaguarda do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. Para pesquisar a Era de Ouro do rádio basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin.

Publicado em 26/4/22 por Márcia Benazzi e Tetê Nóbrega


#Compartilhe

Aplicativos


No Ar

Top 5

top1
1. Alguém me Avisou

Dona Ivone Lara

top2
2. Cachorro Vira-lata

Carmem Miranda

top3
3. Com que roupa eu vou

Noel Rosa

top4
4. Gracioso

Garoto

top5
5. A Mar Serenou

Clara Nunes

Oferecimento