ZÉ MENEZES! O MIS RJ TE REVERENCIA!
- 06/09/2022
Menino prodígio! Um gênio! Multi-instrumentista! Um dos grandes cavaquinistas do Brasil. José Menezes de França, conhecido como Zé Menezes, nasceu na cidade de Jardim, interior do Ceará, em 6 de setembro de 1921, e desde pequeno tomou gosto pela música. Tocou para o Padre Cícero Romão Batista um choro de sua autoria denominado “Meus oito anos”, e com apenas onze anos, integrou a Banda Municipal de Juazeiro. O talento do jovem músico cearense impressionou o radialista César Ladeira, e o convite para trabalhar na Rádio Mayrink Veiga, do Rio de Janeiro, foi decisivo para a sua trajetória profissional gloriosa!
“Um músico extraordinário que devemos sempre reverenciar. O MIS RJ tem centenas de itens no acervo sobre o Zé Menezes, em diferentes setores, são discos, partituras, fitas de áudio e de vídeo, recortes, fotografias. Deixou um legado muito rico para a história da Música Brasileira e do Rádio, onde trabalhou nas mais importantes emissoras. Na TV também, imprimiu a sua marca, foi dele o tema de abertura do programa dos Trapalhões, da Rede Globo”, disse o presidente do Museu da Imagem e do Som, Cesar Miranda Ribeiro.
Zé Menezes foi parceiro e grande amigo de Garoto, e de Luiz Bittencourt em muitas canções de sucesso. Integrou o Sexteto Radamés Gnatalli, excursionando para a Europa com apresentações em diversos países. Na década de 60, criou o conjunto “Os Velhinhos Transviados”, gravando 13 LPs. Foi compositor, arranjador, regente de orquestra, acompanhou musicalmente artistas de várias gerações, tocando violão de seis e sete cordas, violão tenor, bandolim, banjo, cavaquinho, viola de dez cordas, guitarra amplificada, guitarra portuguesa e contrabaixo. Todo esse talento, em extensa carreira de mais de oitenta anos dedicados incondicionalmente aos instrumentos de corda, fez de Zé Menezes, “o homem dos mil instrumentos”, segundo o crítico musical Tárik de Souza.
Faz parte do acervo do MIS RJ, o grande sucesso de Zé Menezes e Luiz Bittencourt, o samba “Nova Ilusão”, a primeira composição gravada pelo grupo “Os Cariocas”, em 1948. Assim como o roteiro do programa “Nada Além de dois minutos”, um dos mais criativos da Rádio Nacional, apresentado pelo inesquecível Paulo Roberto, em que Zé Menezes atuava ao lado de Garoto.
Para pesquisar sobre o músico Zé Menezes, é só enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin!
Publicado em 6/9/22 por Márcia Benazzi







