VIVA 7 DE SETEMBRO! O MIS RJ FESTEJA O DIA DA INDEPENDÊNCIA E A PRIMEIRA TRANSMISSÃO DE RÁDIO NO PAÍS!
- 07/09/2022
No dia 7 de setembro de 1922, foi realizada, no Rio de Janeiro, a ''Exposição Internacional do Centenário da Independência do Brasil”, foi a primeira mostra universal depois da Primeira Guerra Mundial. A celebração durou até julho de 1923 e o público compareceu em massa. Era uma grande feira de modernidades e tinha como objetivo mostrar o progresso alcançado pela nação e a construção de um Rio de Janeiro, então capital da República, avançado, civilizado, como exigia o século XX. O elegante edifício do MIS Praça XV é uma das construções da época, erigido para ser temporário, abrigou o Pavilhão da Administração e Distrito Federal. Mais de seis mil expositores nacionais e estrangeiros participaram do evento, que foi organizado pelo Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio.
Durante a inauguração da Exposição, aconteceu a primeira transmissão radiofônica no país: o discurso de abertura do evento, feito pelo presidente Epitácio Pessoa, transmitido por uma antena instalada no morro do Corcovado.
O MIS RJ salvaguarda itens preciosos em seu acervo, tais como as sensacionais fotografias de Augusto Malta e Guilherme Santos, que registraram os pavilhões dos países participantes; depoimentos de personalidades sobre a Exposição; moedas comemorativas alusivas ao Centenário da Independência, cunhadas em 1922; medalha comemorativa do aniversário de 25 anos do Museu, que faz homenagem ao Centenário; documentos como o Convite da Solenidade de Encerramento; partituras da Ópera O Guarani; periódicos, trechos de filmes e mais itens indispensáveis para a compreensão da época.
O Museu da Imagem e do Som está comemorando a data com muita criatividade, num tributo aos artistas e personalidades que ajudaram a consagrar o rádio como meio de comunicação e que aqui têm a memória salvaguardada.
Destacamos que a maior homenagem feita ao rádio foi a própria criação da Web Rádio MIS RJ, em 2021, uma ideia do presidente Cesar Miranda Ribeiro, ‘’para democratizar e disponibilizar o conteúdo do acervo sonoro do MIS, repertório eclético e rico, que leva o Museu para todo o Brasil e alcança o mundo, exibindo a nossa sonoridade, os grandes nomes da música brasileira, cantores, cantoras, compositores, maestros, e suas contribuições grandiosas”.
Este ano do centenário, por meio dos muitos spots ao longo da programação da Web Rádio MIS RJ, o ouvinte leitor pode conhecer personagens, programas e curiosidades da Era de Ouro do rádio no país. Também foi ao ar o programa “MIS na Magia do Rádio”: quatorze episódios contaram as histórias de pioneiros e ídolos inesquecíveis, gente que deu imensa contribuição para este veículo tão fundamental. E ainda mais: a série especial “100 anos do Rádio no Brasil”, no formato dos “Depoimentos para a Posteridade”, recebeu no MIS Praça XV pesquisadores, profissionais e intelectuais da área. Eles relataram suas trajetórias e pensaram o futuro do veículo em gravações que agora fazem parte do acervo do MIS. São fontes preciosas de informação para pesquisadores ou interessados na história do rádio.
Quer saber mais sobre esses temas? Para pesquisar, é só enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin!
Publicado em 7/9/22 por Tetê Nóbrega














