EVENTO NO THEATRO MUNICIPAL CELEBRA A PRIMEIRA TRANSMISSÃO DE RÁDIO NO BRASIL
- 08/09/2022
Em uma época em que existiam somente 80 aparelhos de rádio no país, aconteceu a primeira transmissão radiofônica, em 7 de setembro de 1922. Para celebrar esta data tão importante, a Rádio MEC - uma das emissoras públicas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) - promoveu ontem (7/7), um evento no local onde essa grande história começou.
Foi realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro um fabuloso concerto comemorativo e a primeira atração foi, justamente, a ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes, executada pela Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, com regência do maestro Felipe Prazeres, e solos do tenor Eric Herrero e da soprano Maria Gerk. É a mesma obra que foi transmitida há 100 anos, no período noturno, e que, juntamente com o discurso de Epitácio Pessoa, proferido durante o dia, marcaram o nascimento do rádio e a abertura da Exposição Internacional do Centenário da Independência do Brasil.
Com ingressos gratuitos, o público que lotou ontem o Theatro Municipal assistiu também à interpretação de Choros nº 6, de Heitor Villa-Lobos, com a Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a regência do maestro Javier Logioia.
No intervalo da apresentação foi lançado um selo especial dos Correios, em comemoração aos 100 anos do rádio no Brasil, com a participação do presidente da EBC, Glen Valente; do superintendente estadual dos Correios no RJ, Ricardo Fógos, e da presidente da Fundação Theatro Municipal, Clara Paulino. O selo faz homenagem ao pioneiro Roquette Pinto, considerado o pai da radiodifusão no país, que, em 1923, fundava a primeira emissora brasileira, a “Rádio Sociedade do Rio de Janeiro”.
Para o presidente Cesar Miranda Ribeiro, que compareceu ao evento, foi “uma noite de comemoração inesquecível para festejar esse veículo tão democrático e companheiro dos brasileiros”.
Publicado em 8/9/22 por Tetê Nóbrega





