O MIS RJ ESTREITA LAÇO CULTURAL E AFETIVO COM O INSTITUTO CULTURAL CRAVO ALBIN
- 15/09/2022
O MIS RJ está cumprindo o seu lema “Cultura, Educação e Memória”, não só com empenho, mas também com reverência pelo imenso e precioso acervo que salvaguarda. Uma honrosa solicitação veio legitimar esse compromisso. O pedido veio de Ricardo Cravo Albin, um dos maiores pesquisadores da música popular brasileira e um dos fundadores do MIS, tendo dirigido o Museu de 1965 até 1971. Sua grande obra é o “Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira”, considerado o maior banco de dados de música da América Latina. A versão impressa tem mais de cinco mil referências da música do Brasil e a on-line foi lançada em 2001, em cerimônia na Biblioteca Nacional.
Esse incansável e apaixonado guardião do nosso patrimônio histórico e artístico, manifestou, em mensagem enviada ao Presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro, o desejo de disponibilizar, para o Instituto Cultural Cravo Albin (ICCA) - instituição sem fins lucrativos, que, como ele mesmo definiu, serve ao “incremento, pesquisa e defesa da música brasileira e do Rio de Janeiro” - o “MIS na Magia do Rádio”, série produzida e apresentada pela historiadora Mariana Pontim e a jornalista Tetê Nóbrega, que contou com a sonoplastia de Renato Alencar e a expertise do técnico de áudio Fábio Aquino.
Como falou o Presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro, “ Nos inspiramos em figuras notáveis para nossa missão cultural. Ricardo Cravo Albin é, sem dúvida, um gigante nessa área, tanto que o nosso Centro de Pesquisa e Documentação leva seu nome. Sua trajetória marca, de forma indelével, a cultura do país e a história do Museu da Imagem e do Som.”
Foram 14 programas veiculados na Web Rádio MIS RJ e na Rádio Roquette-Pinto 94,1 FM, narrando a trajetória de personagens que contribuíram para a vitoriosa história do rádio no Brasil, que completa 100 anos este ano. Com muita música, depoimentos e mil curiosidades, veja, caro ouvinte leitor, as personalidades homenageadas: Almirante, Zezé Gonzaga, Paulo Gracindo, Orlando Silva, as radioatrizes Ismênia dos Santos, Isis de Oliveira, Olga Nobre, Daysi Lucidi, Zezé Fonseca e o pioneiro Renato Murce. O acervo do MIS foi a grande fonte de pesquisa dessas vidas tão fascinantes.
O “MIS na Magia do Rádio”, ganha, assim, com muito orgulho, espaço no Instituto Cultural Cravo Albin, importante instituição com sede na cidade do Rio de Janeiro.
Publicado em 15/9/22 por Márcia Benazzi






