VAMOS LEMBRAR LUPICÍNIO RODRIGUES?
- 16/09/2022
Você sabe o que é ter um amor,
meu senhor?
Ter loucura por uma mulher
e depois encontrar esse amor,
meu senhor,
nos braços de um outro qualquer....
Esse trecho é da música “Nervos de Aço”, gravada pela primeira vez por Francisco Alves. Há 108 anos, em 16 de setembro, nascia em Porto Alegre o grande cantor e compositor Lupicínio Rodrigues, autor desta e de outras canções que viraram clássicos, tais como “Felicidade”, “Vingança”, “Se acaso você chegasse”, “Nunca” e “Esses Moços” ("Pobres Moços").
Com 12 anos de idade o menino Lupicínio já compunha músicas para os blocos de Carnaval do bairro em que morava. No início da década de 30, seu pai, de olho no espírito boêmio do rapaz de 16 anos, apresentou o jovem como voluntário do exército. Mas a disciplina não foi capaz de afastar o moço do samba: virou cantor do conjunto formado pelos colegas soldados. Ainda continuou compondo e, claro, vencendo os concursos com seu talento.
Em 1933, conheceu Iná, namorada que o inspirou a criar versos apaixonados. O amor é lindo, sabemos, e em 1935 essa paixão virou noivado. Só que Iná não quis dividir o noivo com os bares, a noite e a música. O noivado acabou, mas se transformou em inspiração musical. Abandono, rejeição, traição, relações mal resolvidas e solidão são temas das canções sentimentais de Lupicínio, que foram interpretadas por Gal Costa, Paulinho da Viola, Elza Soares, Nora Ney, Gilberto Gil, Leny Andrade, Elis Regina e outros artistas. E o caro ouvinte sabe quem Lupicínio considerava seu melhor intérprete? José Bispo Clementino dos Santos, o famoso Jamelão!
Lupicínio Rodrigues é um dos maiores nomes do samba-canção. A fama se intensificou quando ele compôs, com seu parceiro Alcides Gonçalves, o samba “Triste História”, música vencedora de um concurso em 1935, centenário da Guerra dos Farrapos. O artista era apaixonado por futebol e foi autor do hino oficial do Grêmio, seu time do coração. Quando se mudou para o Rio de Janeiro, em 1939, caiu nos braços da boêmia da Lapa, teve como companhia Ataulfo Alves, Wilson Batista, Kid Pepe, conheceu gente que foi importante na difusão de seu trabalho. Em 1946 Lupicínio Rodrigues fundou a Sociedade Brasileira de Autores, Compositores e Escritores (Sbacem).
O MIS RJ salvaguarda raridades em seu acervo deste sambista sensacional, que começou a carreira cantando, virou compositor e entrou para a história, como seu Depoimento para a Posteridade, partituras, e gravações de “Vingança”, seu maior sucesso, nas vozes de Vicente Celestino, Trio de Ouro, e Linda Batista. Para pesquisar, basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin.
Publicado em 16/ 9/22 por Tetê Nóbrega






