O BANCO DE DADOS ONLINE DO MIS RJ COMPLETA UM ANO!
- 14/10/2022

Uma grande conquista do atual presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro completa um ano hoje, 14 de outubro. É o Banco de Dados online! Criado para facilitar a vida de todos, com organização e eficiência na disponibilização dos dados do acervo do Museu da Imagem e do Som. Mas antes de chegar nessa etapa, muita estrada foi percorrida, sempre em busca de soluções e da otimização de performance. Os agradecimentos vão para toda a equipe de servidores, em especial, Mariana Pontim, Roberto Casimiro e Lívia Lima.
Vamos voltar no tempo. Por volta de 2007 foi implementada a primeira base de dados do Museu, a Acess, muito limitada e que não atendia aos diversos tipos documentais. Optou-se então por um novo banco de dados, mais abrangente e que atendesse a cada setor documental. Em 2008, o MIS-RJ passou a desenvolver o banco Cerne, desenvolvido pela empresa de mesmo nome, que até hoje serve à pesquisa interna no Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin, na sede Lapa.
Depois de outras experiências para cada vez mais difundir seu tesouro cultural, que representa a memória carioca e a história brasileira, uma data virou marco: 14 de outubro de 2021, quando foram disponibilizadas para a pesquisa online as fichas catalográficas de milhares de itens do acervo. São mais de 350 mil documentos textuais, sonoros, iconográficos, audiovisuais, tridimensionais - placas, medalhas, troféus, instrumentos musicais -, de biblioteca e ainda partituras, o Selo Fonográfico MIS e a histórica série dos Depoimentos da Posteridade.
Outra relevante decisão estratégica em prol da democratização desse conteúdo foi o Tainacan, em setembro deste ano. A ferramenta tecnológica para gestão, compartilhamento e difusão de acervos digitais colocou o Museu mais perto ainda de pesquisadores, escritores, jornalistas, estudantes, produtores de cultura, do público em geral.
Nas palavras do presidente do MIS, Cesar Miranda Ribeiro, “É um legado importantíssimo do Museu da Imagem e do Som, que possui 37 coleções em seu acervo. Seguimos fortes com o nosso lema, “Cultura, Educação e Memória“, para partilharmos esse patrimônio cultural, que é de todos, assim incentivando a produção de conhecimento, despertando novos olhares”.
O MIS RJ é um tesouro esperando para ser descoberto por você. Para pesquisar, basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin.
Publicado em 14/10/22 por Tetê Nóbrega