ABRAM ALAS! HOJE É DIA NACIONAL DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA!

  • 17/10/2022

ABRAM ALAS!  HOJE É DIA NACIONAL DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA!

Hoje, 17 de outubro, é Dia Nacional da Música Popular Brasileira, numa homenagem à revolucionária Francisca Edwiges Neves Gonzaga, mais conhecida como Chiquinha Gonzaga. A grande compositora, maestrina, pianista e precursora do choro nasceu há 175 anos.

A menina que não queria virar bibelô em uma sociedade patriarcal precisou ousar. Mesmo após casar obrigada com um oficial da marinha, continuou estudando piano, contrariando o marido autoritário escolhido pelo pai. Largou o casamento ao se apaixonar por um engenheiro, provocando escândalo familiar. Mas esse romance terminou com as infidelidades do companheiro. Chiquinha deu a volta por cima.

A paixão pelo piano fez a artista romper os espaços femininos permitidos pela sociedade conservadora da época, abrindo trilhas importantes para todas as mulheres. No Rio de Janeiro do Segundo Reinado essa pioneira incorporou diversidade aos gêneros dominantes, foi além das valsas, tangos e polcas. Soube valorizar elementos da música negra do país, como batucadas, jongos, lundus e umbigadas.

Abolicionista, militava pelas causas sociais: chegou a comprar a alforria de um escravo músico com a venda de partituras, batendo de porta em porta. Em 1917 fundou a Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (SBAT), primeira sociedade para proteger e arrecadar direitos autorais do Brasil. Chiquinha Gonzaga merece ser lembrada e festejada. Muito à frente de seu tempo, batalhou para viver da música, lutando contra o machismo. Foi a primeira mulher a reger uma orquestra no país.

Para celebrar nossa riqueza de ritmos, os novos artistas, aqueles que continuam a encantar gerações e os grandes astros e estrelas do passado, que estão salvaguardados no Museu da Imagem e do Som, uma nova playlist, entra no ar hoje, às 10h. Entre os destaques, músicas de Chiquinha Gonzaga interpretadas por artistas de peso da MPB ou compostas em homenagem à pianista: “Atraente”, na voz de Leci Brandão; “Corta jaca”, na clarineta de Abel Ferreira; “O forrobodó”, com o pianista Antônio Adolfo e Vital Lima; “Suíte Retratos Chiquinha Gonzaga”, de Radamés Gnatalli, com a Orquestra Armorial; “Homenagem à Chiquinha Gonzaga”, de Waldir Azevedo.

Quer pesquisar os personagens sensacionais da nossa música que estão salvaguardados no MIS RJ? É só enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin.

Publicado em 17/10/22 por Tetê Nóbrega


#Compartilhe

Aplicativos


No Ar

Top 5

top1
1. Alguém me Avisou

Dona Ivone Lara

top2
2. Cachorro Vira-lata

Carmem Miranda

top3
3. Com que roupa eu vou

Noel Rosa

top4
4. Gracioso

Garoto

top5
5. A Mar Serenou

Clara Nunes

Oferecimento