HOJE É DIA NACIONAL DO LIVRO!
- 29/10/2022
“O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado”
Mario Quintana, um dos maiores poetas brasileiros, que também foi tradutor e jornalista, é o ilustre autor da frase. Hoje, 29 de outubro, é Dia Nacional do Livro, em homenagem a fundação da então Real Biblioteca, em 1810, pela Coroa Portuguesa, hoje chamada Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.
Temos que celebrar os livros que transformam, informam, educam, fazer rir e sonhar, nos transportam para outras eras, ampliam conhecimento, estimulam a criatividade, e muito mais. Quantos autores e personagens estão na nossa memória e coração? E o cheirinho do livro novo? E o prazer de manusear um achado em um sebo? O livro que foi escrito à mão em papiros, pergaminhos, papel, e depois impresso, graças à Gutenberg, percorreu um longo caminho até a tecnologia. Hoje temos livros digitais, que podem ser acessados em diversas plataformas, mas o formato pouco importa: livros são essenciais.
Como comemorar o Dia Nacional do Livro? Descobrindo os tesouros da Biblioteca Almirante, do MIS, que tem o nome deste que foi um grande pesquisador e colecionador. Vamos conhecer alguns destaques?
Para começar, tem a Coleção do próprio Almirante, com livros sobre música popular, folclore e mais temas nacionais, e ainda biografias de Noel Rosa, escritas pela “mais alta patente do rádio” e por Jacy Pacheco, primo de Noel; dedicada ao choro, a Coleção Jacob do Bandolim conta com muito material sobre o tema, e ainda a “Revista do Rádio”, do final da década de 40, a “Revista do Disco”, da década de 50, e a 1ª edição do sensacional livro “O Choro: Reminiscência dos Chorões Antigos”, de Alexandre Gonçalves Pinto; já a Coleção Salvyano Cavalcanti tem a revista “Cinearte”, dos anos 30, e a “Scena Muda”, primeiro periódico brasileiro especializado em cinema; na Coleção Augusto Malta, a raridade “Centenario da Independência do Brasil, Acclamação e Coroação do Principe D. Pedro, Imperador Constitucional do Brasil”, em quatro volumes.
E, para finalizar, a beleza de Castro Alves!
Oh! Bendito o que semeia
Livros, livros à mão cheia
E manda o povo pensar!
O livro, caindo n'alma
É germe – que faz a palma,
É chuva – que faz o mar!
Para pesquisar esse acervo tão importante, basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin.
Publicado em 29/10/22 por Tetê Nóbrega



