O MIS RJ ESTREIA NO RIO INNOVATION WEEK!
- 10/11/2022
Muita gente circulando, ambientes lotados, ideias criativas no ar: ontem, 9 de novembro, foi dia de “Rio Innovation Week”. O Museu da Imagem e do Som esteve neste que é o maior evento de tecnologia, inovação, cultura e negócios, realizado no Píer Mauá, região portuária do Rio de Janeiro.
A mesa “E o MIS? ” teve a presença do Presidente do MIS, Cesar Miranda Ribeiro, que fez uma apresentação narrando um pouco da história e das conquistas do Museu, como ele mesmo disse, “20 minutos para contar 57 anos”. Esse encontrou reuniu o Chefe de gabinete da SECEC-RJ, Rômulo Sales; a arquiteta e urbanista Larissa Torres Graça, gerente da área de Patrimônio e Cultura da Fundação Roberto Marinho; e o jornalista e curador da nova sede do Museu da Imagem e do Som, em Copacabana, Hugo Sukman. A mediação foi da Coordenadora de Museologia da SECEC- RJ, Ingrid Fiorante.
Larissa Graça apresentou, com Hugo Sukman, seu parceiro no projeto a ser entregue em 2023, as instalações do MIS Copacabana. Ressaltaram o famoso calçadão como inspiração arquitetônica e quais serão as exposições dos amplos espaços. Segundo Sukman, o MIS é um museu essencialmente popular, uma fábrica de memória e o projeto, que conseguiu captar a essência do carioca, reverencia a arquitetura modernista brasileira.
O Presidente Cesar Miranda Ribeiro voltou no tempo para relembrar a trajetória do Museu, desde seu surgimento, em 1965, e reafirmou “o MIS sempre foi inédito, e a nova sede vem com essa força”. O público também ficou conhecendo a importância das sedes históricas, Praça XV e Lapa, o sucesso da Web Rádio MIS RJ, que alcança cinquenta países, em todos os continentes, levando o acervo musical do Museu para o mundo, e ainda notícias, podcasts, séries especiais, vídeos e todas as criações que surgem inspiradas no acervo monumental do MIS. Os “Depoimentos para a Posteridade” projeto pioneiro e vitorioso, criado por Ricardo Cravo Albin, em 1966, também foi apresentado, assim como o Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin, democrático, que dá opções ao pesquisador e ao público em geral, que pode acessar em casa ferramentas do Banco de Dados online. O Presidente mostrou que o MIS está conectado com o mercado, com as novas tecnologias, tanto que é o primeiro museu pertencente ao Governo do Estado do Rio de Janeiro na plataforma TAINACAN, o que permite a conexão com diversas instituições no mundo.
O MIS RJ tem muita história e faz história, desde 1965. São muitos os momentos que merecem ser evocados. O Rio Innovation Week agora faz parte deste caminho. Ano que vem tem mais!
Publicado em 10/9/22 por Tetê Nóbrega









