EXPOSIÇÃO “RÁDIO NEGRO” INAUGURA AMANHÃ NO MIS PRAÇA XV!
- 22/11/2022
Na Semana da Consciência Negra, mais uma exposição, fruto do Edital EXPOMIS 2021, abre as portas amanhã(23/11), no MIS Praça XV, às 10h. Comemorando os 100 anos do Rádio no Brasil, a “Rádio Negro” vai mostrar a força da radiodifusão em nosso país, e falar, em especial, da importância das vozes negras, de artistas brasileiros que abriram portas, com ousadia, talento, e que, ultrapassando os limites impostos pelo racismo, fizeram história, são ídolos que nos orgulham.
Paty Lopes, idealizadora e curadora do projeto, explica que teve inspiração para a mostra lembrando o gosto musical de sua mãe: “descobri que as canções que ela entoava em seus afazeres domésticos pertenciam a pessoas tão nobres, fortes, negros corajosos que lutavam pela não discriminação numa época em que o racismo existia de forma tão abusiva e os artistas passavam por tantas provações”. O “Renascença Clube”, localizado na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, na coordenação do projeto, se auto-intitula “último quilombo urbano da cidade”: tem mais de 70 anos, a resistência como marca e veia cultural de matrizes africanas.
A exposição passará por Pixinguinha, Carmen Costa, Milton Nascimento, Cartola e outros nomes importantes. Uma apresentação elaborada com o acervo iconográfico e sonoro do MIS RJ, que vai ecoar nos corações dos visitantes na sede histórica da Praça XV.
Amanhã também será dia de atividade: às 14h tem a oficina “100 anos de Vozes Negras no Rádio”, com o professor Nelson Christo, que fará um passeio por décadas, falando dos intérpretes negros e músicas que se destacaram no centenário do rádio, contextualizando movimentos musicais com fatos político-sociais. E já tem escolas agendadas: os alunos da Rede Cidadã e da Escola Municipal Orlando Villas Boas vão participar do evento.
Vale muito conhecer o MIS Praça XV para visitar a exposição “Rádio negro”, de segunda a sexta, das 10h às 17h. É um passeio duplamente histórico! Lembramos que o horário sofre alteração em dia de jogo do Brasil.
Publicado em 22/11/22 por Tetê Nóbrega






