REUNIÃO NA PRAÇA XV SOBRE AS CONQUISTAS E AVANÇOS DO MIS RJ
- 16/12/2022
Foi uma tarde com surpresas muito boas e o sentimento do dever cumprido. O presidente do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, Cesar Miranda Ribeiro, reuniu ontem (15/12), os servidores na sede centenária da Praça XV para o balanço da sua gestão no período de fevereiro de 2021 até dezembro de 2022.
Foram muitas conquistas em quase dois anos à frente do MIS RJ, e o destaque na abertura da sua apresentação foi dedicado ao EXPOMIS. O edital cultural, lançado em 2021, veio preencher uma lacuna de 15 anos, investiu meio milhão de reais nos fazedores culturais cariocas e fluminenses. Os expositores vencedores levaram o rico acervo do museu para diferentes cidades do interior do estado, democratizando o acesso à cultura através de diferentes exposições itinerantes.
Outro ponto importante foram as doações relevantes feitas pelo fotógrafo Ronaldo Câmara, com milhares de fotografias, e da família do músico Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto, com instrumentos raros e diversos itens pessoais e de trabalho, ambas incorporadas ao acervo do MIS.
Os Depoimentos para a Posteridade foram retomados em maio de 2021, primeiramente no formato online por causa da pandemia da Covid-19 e, posteriormente, de forma presencial, utilizando pela primeira vez três câmeras de alta resolução com captação de aúdio de grande performance durante as gravações. Foram produzidos treze depoimentos e três programas da Série Especial 100 Anos do Rádio no Brasil. Além do carro chefe do MIS RJ, foram produzidos cinquenta e oito programas veiculados na Rádio Roquette-Pinto e Web Rádio MIS RJ, que revelaram talentos radiofônicos em todos os setores do museu.
O Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin atendeu, presencialmente, trezentos pesquisadores na sede da Lapa, e o Banco de Dados online, que completou um ano em outubro, teve mais de cento e oito mil consultas, uma conquista importante para o museu pela sua importância histórica na salvaguarda de Coleções valiosas, principalmente da Música Popular Brasileira. Outro motivo para comemorar foi a entrada do MIS RJ na plataforma Tainacan, uma solução tecnológica para gestão, compartilhamento e difusão de acervos digitais, facilitando o acesso remoto do pesquisador e do público em geral. Com isso, o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro foi o primeiro do estado a incorporar esta plataforma de Banco de Dados conjugado com outros museus.
A Web Rádio MIS RJ está presente em todos os continentes, levando a sua programação para cinquenta e três países, tendo atingido mais de vinte e oito mil ouvintes desde a sua estreia em abril de 2021, sendo reconhecida pelo Estado como a primeira Web Rádio de um museu do Rio de Janeiro e com endereço oficial na internet.
Com a retomada das obras do MIS Copacabana em junho do ano passado e a previsão de entrega para 2023, a população carioca, fluminense, turistas brasileiros e de todo o mundo poderão usufruir de mais um importante equipamento cultural na Praia de Copacabana, cartão-postal internacional da Cidade Maravilhosa. O MIS RJ tem contribuído na interlocução e fiscalização do contrato entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SECEC RJ) e a Fundação Roberto Marinho.
Desde que assumiu a presidência, Cesar Miranda Ribeiro estabeleceu como meta entregar, em dezembro de 2022, o Plano Museológico do MIS RJ para o período de 2023 a 2028, que está em fase final de revisão, e será disponibilizado para a sociedade na semana que vem, um marco importante da sua gestão, que contou com a participação efetiva de todos os servidores e está sob a responsabilidade da Diretora Técnica Operacional, Ana Carolina Maciel Vieira.
O MIS RJ segue com a sua missão, para o ano novo que se aproxima, de prosperidade cultural e mais conquistas para a sociedade brasileira.
Publicado em 16/12/22 por Márcia Benazzi





