Cultura e Arte no MIS 2021

  • 20/03/2021

Cultura e Arte no MIS 2021

Novidades vão agitar o primeiro semestre

Tem literatura, tem música, tem grafite e tem até tecnologia 3D! Neste início de 2021, o MIS traz uma série de novidades. Logo no primeiro semestre, a sede do Museu da Imagem e do Som na Lapa vai reverenciar um dos maiores nomes do samba, membro da “Santíssima Trindade”, o revolucionário Pixinguinha, que vai ganhar um grafite à altura de seu nome, feito pelo grafiteiro Cazé na lateral do prédio, como parte do projeto “Negro Muro”.

Nosso acervo também vai ganhar atenção especial. A Coleção Paulo Tapajós, que traz preciosidades desse mestre do Rádio e da canção, vai passar por um processo de catalogação dos seus mais de 13 mil itens, entre partituras, fotografias, discos, fitas K7 e textos. Já a Coleção José Wilker será foco do projeto “Na cabeça do Zé”, que vai catalogar cerca de 7 mil títulos da biblioteca do consagrado ator falecido em 2014.

Também teremos como parceira a Nabuco Inc., responsável por criar exposições virtuais que levam a tela do usuário diversas preciosidades de diferentes instituições culturais. A proposta é disponibilizar para público raridades do acervo do MIS, em alta resolução e em 3 dimensões, promovendo uma verdadeira imersão nas raridades das nossas coleções, como o prato utilizado por João da Baiana.

Ancestralidade nos muros

Desde de 2018, a turma responsável pelo projeto ‘Negro Muro’ já espalhou diversos grafites pelo Estado do Rio, em painéis de 12 a 15 mts², reverenciando grandes nomes da cultura negra como Moacir Santos, Cartola, Mãe Beata de Iemanjá, Marielle Franco, e tem ainda mais trabalhos pela frente. Além do Pixinguinha, virão Elza Soares, João Candido e Clementina de Jesus. Todos sempre cuidadosamente escolhidos, incluindo o local, como explica o grafiteiro Cazé: “Queremos transparecer a ideia de monumento, trazendo visibilidade a esses personagens, partir da pesquisa histórica e iconográfica feita pelo produtor cultural Pedro Rajão”, explica, complementando: “Buscamos também muros nos locais que remetem a ancestralidade dessas personalidades”.

“Uma instalação, um muro de livros”

Iniciando o projeto “Na cabeça do Zé”, a primeira parte do Acervo José Wilker – recém chegado ao MIS – que será catalogada é a sua gigantesca biblioteca de 7 mil títulos. Segundo sua filha, Mariana Vielmond, a coleção é “múltipla” e “preserva a maneira do pai de pensar e ver o mundo”: “Vai ser uma surpresa catalogar os livros, existem títulos variados, com obras históricas, mas também muita coisa engraçada”. Além de um cômodo que abrigava a biblioteca, os livros também ficavam espalhados pela casa, como recorda Mariana, voltando no tempo: “Os livros que ele estava lendo ficavam do lado, então era uma instalação, um muro de livros”.

Uma nova luz na história do Rádio

Parceiro de longa data do MIS, a MUSEO Museologia e Museografia tem 15 anos de atuação na área e será a responsável pela catalogação do acervo do cantor, compositor e radialista Paulo Tapajós. A proposta é ressaltar a importância da trajetória artística e biográfica de Tapajós, como explica Mariana Santana, uma das responsáveis pela empreitada: “Nossa expectativa é poder contribuir para que o Museu cumpra as funções de salvaguarda e difusão dos acervos que abriga. Através do trabalho que iremos realizar, o acervo estará disponível para estudos e pesquisa.”

Museu para quem não pode ir ao Museu

Uma imersão virtual em alta resolução. Essa é a proposta da parceria do MIS com Nabuco Inc., que selecionou obras raras do nosso acervo para a exposição virtual, como a famoso prato imortalizado pelo sambista João da Baiana ou a tiara utilizada pela cantora Elizeth Cardoso: “O visitante do site poderá ver a peça em 4k e em 3 dimensões”. A proposta da empresa, como conta Michael Marques, surgiu durante as aulas da Faculdade de Arqueologia da UERJ: “Percebemos que havia um hiato, um espaço entre os acervos das instituições e o público, principalmente quem pega o trem, quem vem da Zona Oeste e não tem tanto acesso a esses espaços”.


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Top 5

top1
1. Você é linda

Caetano Veloso

top2
2. Bijuterias

João Bosco

top3
3. Pecado Capital

Paulinho da Viola

top4
4. Meu bem querer

Djavan

top5
5. Selva de Pedra

Orquestra Som Livre, Coro Som Livre

Anunciantes