MIS RJ FESTEJA O CENTENÁRIO DE CARMÉLIA ALVES E REVERENCIA JACOB DO BANDOLIM!

  • 14/02/2023

MIS RJ FESTEJA O CENTENÁRIO DE CARMÉLIA ALVES E REVERENCIA JACOB DO BANDOLIM!

Os holofotes se voltam hoje, 14 de fevereiro, para dois personagens fundamentais da nossa música que vieram ao mundo no mesmo dia: Carmélia Alves, a “Rainha do Baião”, nasceu há 100 anos, e Jacob Bittencourt, o “Rei do Bandolim”, há 105.

A premiada Carmélia Alves, filha de migrantes nordestinos, pai cearense e mãe baiana, começou como caloura em programas de rádio. Cantava música popular e imitava Carmen Miranda. Sabia de cor todas as canções da “Pequena Notável”, de quem era fã. Tempos depois mudou de rumo e alcançou o estrelato. Nos primeiros quatro anos da década de 50 Carmélia estava no auge, no topo das paradas. Ao lado de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira a cantora contribuiu para difundir a música nordestina na região sudeste. Viajou muito divulgando nossa música. O Baião, além de conquistar o Brasil, conseguiu repercussão internacional. Cármelia participou do grupo “Cantoras do Rádio”, desde a sua primeira formação, em 1987, com Ellen de Lima, Violeta Cavalcanti e Ademilde Fonseca.

Jacob do Bandolim, um dos maiores compositores e instrumentistas do choro no país, tem Coleção no MIS. Sua trajetória genial está preservada em partituras, discos, fotografias, livros, revistas e muito mais!

Jacob foi autodidata e se preocupava em preservar o nosso patrimônio musical. A revista Radiolândia, em edição de 1955, informou sobre o “Rei do Bandolim”: “ Tem, hoje, um arquivo fabuloso, de milhares de obras, muitas delas raras e preciosas. E na sua cabeça tem “apenas”, dois mil chorinhos decorados – e 119 composições de Ernesto Nazareth”.

Para pesquisar esta dupla coroada de talento, basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin.

Publicado em 14/2/23 por Tetê Nóbrega

Ouça a abertura do programa “Jacob do Bandolim e seus Discos de Ouro”, que estreou na Rádio Nacional em 1968.   


#Compartilhe

Aplicativos


No Ar

Top 5

top1
1. Alguém me Avisou

Dona Ivone Lara

top2
2. Cachorro Vira-lata

Carmem Miranda

top3
3. Com que roupa eu vou

Noel Rosa

top4
4. Gracioso

Garoto

top5
5. A Mar Serenou

Clara Nunes

Oferecimento