VAMOS OUVIR OS PODCASTS DO EXPOMIS? JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS!
- 17/02/2023
Quer saber o que pensam os contemplados do EXPOMIS, edital lançado em 2021 pelo MIS para democratizar personagens e músicas do fabuloso acervo do Museu ? Ouça os podcasts sobre as exposições que aconteceram ano passado, para comemorar os 100 anos da primeira transmissão de rádio no Brasil e o Bicentenário da Independência. É só acessar o conteúdo pela aba “Podcasts”, da Web Rádio MIS RJ ou por meio da timeline do EXPOMIS.
Muita cultura, história, música nas entrevistas com roteiro da jornalista Tetê Nóbrega, realizadas pela responsável pelo Setor Institucional, a historiadora Lívia Lima e com sonorização do criativo Renato Alencar. Vale destacar alguns trechos.
Silvio Tendler, consagrado documentarista, curador da exposição “A Casa de Almirante”, e, como ele mesmo disse, “velho admirador do Museu da Imagem e do Som”, ressaltou : “é fundamental que esse acervo circule, seja conhecido, dê acesso à amplas camadas da população da importância do rádio, do retrato de uma época, a era do rádio, como foi conhecida, e a importância desse personagem fabuloso que foi o Almirante”.
A curadora da exposição “Pelas Ondas do Rádio”, Julia Baker, adorou a experiência de fazer uma playlist com grandes sucessos do passado para a Web Rádio MIS RJ: “foi muito interessante, porque deu pra fazer uma outra camada dessa exposição, né, é contar essa história através da música, e são músicas que muitas vezes a gente tem uma memória afetiva, ou nossos avós, ou nossos pais”.
Flávio Moraes, curador da mostra “Exposição Universal pelas fotografias de Augusto Malta”, afirmou: “o acervo do Augusto Malta no MIS é surpreendente em muito sentidos. Em número é um acervo gigantesco, são milhares de fotos, apenas em 1922. Um conteúdo que são imagens que, como pesquisador, só pude ter acesso diretamente no MIS, muitas imagens ainda não publicadas e pouco conhecidas do público em geral, até mesmo dos pesquisadores.”
Já Paty Lopes, curadora da exposição “Rádio Negro”, ficou encantada: “O MIS foi uma surpresa pra mim. O acervo do MIS é riquissímo. Eu não esperava que o MIS fosse tão belo, tão intimista, tão protegido, tão cuidado”. Opinião compartilhada com Marjorie Botelho, uma das curadoras da exposição “Vozes da Liberdade”, que se admirou com o patrimônio cultural do MIS, “tão importante pra história do rádio no Brasil e com tantas possibilidades de compor diferentes arranjos pra contar essa história”.
E finalizamos com um dos curadores da exposição “Semana Caymmi”, Leonardo Lichotte: “cultura é muito mais do que simplesmente um entretenimento ou uma distração. O prazer de se lidar com a cultura, de se consumir cultura, ele vem junto com uma visão de mundo, uma leitura da experiência de existir, e isso, no caso da música brasileira, é muito marcado”.
Acesse os podcasts pela aba “Podcasts”, da Web Rádio MIS RJ ou por meio da timeline do EXPOMIS. É o MIS RJ presente onde o povo está. Incentivando e fazendo cultura. E vem aí o EXPOMIS 2, com muitas novidades!
Publicado em 17/2/23 por Tetê Nóbrega



