Presidente do MIS RJ visita o Museu de Arte Moderna de Cartagena
- 27/03/2023
O que o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro tem em comum com o Museu de Arte Moderna de Cartagena? A história da identidade cultural através da arte, patrimônio dos brasileiros e colombianos! E foi para estreitar laços que o presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro, esteve sábado (25/3), no MAMC, e foi recebido por uma de suas fundadoras e atual diretora-executiva, Yollanda de Mangollon. O encontro aconteceu no quarto dia do Festival Internacional de Cartagena das Índias!
“O MIS RJ é referência para o Brasil, pioneiro museu da imagem e do som, vanguarda e celeiro de importantes movimentos culturais desde a década de sessenta. Como instituição guardiã da produção cultural do Estado do Rio de Janeiro, é muito importante estar conectado com outros museus internacionais, que preservam acervos extraordinários como os do Museu de Arte Moderna de Cartagena”, afirmou o presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro.
O edifício do MAMC, pertence ao Ministério da Cultura, se encontra em um dos bairros mais antigos do centro de Cartagena. Possui um acervo de mais de 400 obras, a maioria de artistas litorâneos. Abriu as portas para o público em 1979 e tem, dentre os artistas, obras dos seus fundadores, Enrique Grau, Alejandro Obregón, Cecília Porras e Hernando Lemaitre. Atualmente, o destaque fica por conta da obra de Delcy Morelos, única artista colombiana que esteve na Bienal de Veneza. Há também exposta a tela da brasileira Maria Thereza Negreiros, “Gran Igapo”, de 1980.
Acompanhado da gerente cultural do MIS RJ, Mona Vilardo, o presidente Cesar também conheceu Eduardo Polanco, membro da Junta Diretiva do MAMC, que mostrou as dependências do museu no segundo andar, com destaque para a Sala Enrique Grau.
Publicado em 27/3/23 por Márcia Benazzi









