SETOR CULTURAL EXALTA O ACERVO DO MIS RJ NA ÚLTIMA APRESENTAÇÃO EM CARTAGENA
- 28/03/2023
Ontem (27/3), encerrando a participação do MIS RJ no Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias, Mona Vilardo, gerente cultural, levou para a Sala Brasil, o rico acervo do museu, na masterclass “Som e Imagem no Cinema do Brasil e da Colômbia”.
Mona Vilardo, atriz e cantora, interagiu com o público realizando uma oficina musical com caixas de fósforos como elemento de percussão, demonstrando que a música/som pode ser executada com qualquer objeto! Uma importante referência a um item valioso do acervo do MIS RJ, o Prato de João da Baiana.
A passagem da cantora Nara Leão pela Colômbia nos anos 80 também foi destaque, quando Mona Vilardo cantou o clássico “Chega de Saudade”, composta em 1956 por Vinicius de Moraes e Antonio Carlos Jobim. Um marco da Bossa Nova, que pode ser acompanhado pelos presentes tocando instrumentos colombianos e fazendo percussão corporal.
O presidente do Museu da Imagem e do Som, Cesar Miranda Ribeiro, e a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, participaram ativamente das atividades no encerramento do último dia do FICCI.
A masterclass “Som e Imagem no Cinema do Brasil e da Colômbia” contou também com o trabalho desenvolvido pelo investigador sonoro colombiano, Daniel Bustos.
Publicado em 28/3/23 por Márcia Benazzi








