O MIS RJ COMPARTILHA AS EMOÇÕES DA EXPOSIÇÃO “NOSSAS SENSAÇÕES NÃO SÃO NOSSAS”

  • 14/04/2023

O MIS RJ COMPARTILHA AS EMOÇÕES DA EXPOSIÇÃO “NOSSAS SENSAÇÕES NÃO SÃO NOSSAS”

O Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro recebeu com muito carinho ontem (13/4), a visita de quatorze pessoas da Casa Verde - Núcleo de Assistência em Saúde Mental, para conhecerem a exposição “Nossas sensações não são nossas”. A atividade faz parte das ações coordenadas por Ana Paula Rocha, integrante da equipe e doutoranda em Antropologia da Arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e foi conduzida pela educadora Bruna Lustona.

Para o presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro, as ações educativas promovidas pelos organizadores são muito bem-vindas, “porque o museu interagindo com o público se faz vivo e vibrante, e deve ser acessível para todos. Compartilhar emoções, gerar conhecimento e enriquecer as relações dos visitantes com o rico acervo da nossa instituição, nos motiva e orgulha”.

A Casa Verde - Núcleo de Assistência em Saúde Mental, instituição privada, localizada no bairro de Botafogo, realiza as “Quintas Culturais” com o objetivo de promover a apropriação, por parte dos seus participantes, dos espaços culturais e turísticos oferecidos pela cidade do Rio. Os visitantes que estiveram no MIS RJ, interagiram com o material expositivo lembrando das marchinhas e músicas da época, blocos de carnaval e referências artísticas, em um rico resgate afetivo.

Inaugurada em março, a exposição “Nossas sensações não são nossas”, promove o encontro entre arte contemporânea, música e carnaval através dos tempos, exaltando a origem negra da festa popular, utilizando o acervo do museu como fonte de pesquisa, como afirmou a curadora Ana Paula Rocha, “Os artistas que reverenciamos na exposição como Heitor dos Prazeres, Clementina de Jesus, Aracy de Almeida, Sinhô e o grupo Os Oito Batutas integrado por Pixinguinha, por exemplo, são homens e mulheres, todos negros, que tiveram a coragem de criar arte, fazer carnaval, e de levar reflexões e felicidade para um Brasil extremamente racista e hostil. Muitas vezes, eles foram perseguidos por isso, evidenciando não só alegrias, mas práticas de exclusão em suas músicas. Já os artistas de hoje vêm para dialogar com essas obras, demonstrando muitas vezes ressonância entre essa produção e as suas próprias, fazem ecoar imagens, sons e a mesma luta nos tempos atuais”.

Visite você também a Exposição “Nossas Sensações não são nossas”, e descubra a relação do acervo do MIS RJ, arte contemporânea e o carnaval, exaltando a origem negra da festa. Aberta ao público até 5 de maio, de segunda a sexta, das 10h às 17h, mezanino do MIS, Rua Visconde de Maranguape, 15, Lapa, Centro. A entrada é gratuita!

Publicado em 14/4/23 por Márcia Benazzi


#Compartilhe

Aplicativos


No Ar

Top 5

top1
1. Alguém me Avisou

Dona Ivone Lara

top2
2. Cachorro Vira-lata

Carmem Miranda

top3
3. Com que roupa eu vou

Noel Rosa

top4
4. Gracioso

Garoto

top5
5. A Mar Serenou

Clara Nunes

Oferecimento