“MEMÓRIA DA CAPOEIRA” REGISTRA OS DEPOIMENTOS DE MESTRE MARTINS E MESTRA SUELI COTA
- 01/06/2023
Ontem (31/5), o Museu da Imagem e do Som, recebeu na Sede Praça XV, Mestre Martins e Mestra Sueli Cota para darem os seus depoimentos para a Série Especial “Memória da Capoeira”. O projeto sobre a trajetória de quatro gerações de capoeiristas do Rio de Janeiro, tem o objetivo de registrar as histórias de dez personalidades e suas atuações na cultura, desde 1940 até os dias atuais.
“Salvaguardar em acervo, as histórias desses homens e mulheres que ensinaram para muitas gerações suas habilidades e conhecimentos sobre a Capoeira, formando milhares de jovens, é contribuir para que a sua prática, ao longo de quarenta anos, seja reverenciada e imortalizada no MIS RJ”, declarou o presidente, Cesar Miranda Ribeiro, que esteve presente na gravação da série.
O primeiro a falar foi José Carlos Martins da Silva, Mestre Martins, que nasceu em 1948, no Rio de Janeiro, passou a infância no Morro do Alemão e deu os primeiros passos no aprendizado da Capoeira com os Mestres Deraldo, Manoel, Zé Grande – Grupo Bonfim de Capoeira, e Mestre Vilmar, no Museu Histórico Nacional. Foram relatos sobre os seus quarenta anos de atividade na Capoeira, com participações em inúmeras bancas de mestres, e realização de palestras em universidades e escolas, disseminando a sua arte. Com apenas 20 anos, em 1968, fundou o Grupo Capoeira Martins, conquistando diversas competições no período de 1980 a 2000. Ao longo de sua extensa e produtiva trajetória, formou trinta Mestres, e mais de vinte mil alunos tiveram a oportunidade de treinar no Grupo Capoeira Martins. É fundador da Federação de Capoeira do Estado do Rio de Janeiro, e da Federação de Capoeira Desportiva do Estado do Rio de Janeiro. Em suas considerações finais, Mestre Martins disse: “Eu tenho uma frase, amo a Capoeira porque dela fiz o meu ideal. Porque quando eu abri mão de fazer faculdade para me dedicar à Capoeira, porque eu acreditei, e acredito muito mesmo, tanto é que dou aula até hoje”.
Na sequência, Sueli da Silva Alvarenga, conhecida na Capoeira como Sueli Cota, relatou a sua trajetória. Nascida e criada na Vila da Penha, subúrbio carioca, iniciou na Capoeira, em 1977, com 16 anos. Foi aluna dos Mestres Corvinho e Khorvão, e recebeu todo o conhecimento do universo da Capoeira do Mestre Martins. Pioneira, avançou gradativamente na conquista de títulos, sendo a primeira mulher Mestra de 4º grau cordel branco. Foi também campeã em inúmeros campeonatos e, há 46 anos, se dedica ininterruptamente a Capoeira. Para Sueli Cota, “Não tem coisa melhor do que trabalhar com o que a gente ama, porque a gente não trabalha, se diverte. Eu tenho orgulho de dizer, qual é a sua profissão? Mestra de Capoeira”.
Participaram da mesa entrevistadora, os amigos convidados, Mestre Paulão Kikongo, jornalista, pesquisador e mestre em patrimônio, cultura e sociedade pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ), e Mestra Celi, ambos integrantes do Fórum de Capoeiristas do Rio de Janeiro e professores da Rede Municipal de Ensino.
A Série Especial “Memória da Capoeira”, tem construção coletiva da Superintendência de Museus da SECEC RJ, INEPAC, MIS RJ, e dos Fóruns de Capoeira do Estado do Rio de Janeiro e Niterói. A coordenação do depoimento foi realizada por Aline Soares, do Setor Acadêmico do MIS, cinegrafista, Levy Bianchi, tecnologia da informação, André Luis Pereira, técnico de áudio, Fábio Aquino, cedido pela SECEC RJ, e apoio dos técnicos de som do CTAv, Hamilton Alves de Souza e Gilson Rodrigues.
A gravação fica à disposição do público, 72 horas depois do término dos depoimentos. Para pesquisar o material, basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin.
Publicado em 1/6/23 por Márcia Benazzi





