O MIS RJ leva “ A Batalha do Passinho - o filme” e “Funk Brasil” para a telona do Festival de Cinema Vassouras

  • 16/06/2023

O MIS RJ leva “ A Batalha do Passinho - o filme” e “Funk Brasil” para a telona do Festival de Cinema Vassouras

A Sessão MIS RJ, apresenta na telona do Festival de Cinema Vassouras, no Vale do Café, dia 20/6, “A batalha do passinho - o filme”, direção de Emílio Domingos, e dia 22/6, “Funk Brasil”, de Cavi Borges, Luciano Vidigal e Marcelo Gularte, com entrada franca, e ao meio-dia.

O documentário “A batalha do passinho – o filme”, que conquistou o prêmio de Melhor Filme da Mostra Novos Rumos Premiére Brasil, do Festival do Rio, 2012, traz a alegria de dançar o funk de uma maneira diferente. Como diz a letra da música que acompanha o vídeo: “É a batalha do passinho, os moleque são sinistro, quero ver quem é o melhor, e quebra, quebra, de ladinho, é a batalha do passinho, vai, vai”, impossível assistir e ficar parado! Rápidos, com passos originais, muito molejo e harmonia pra dançar, os jovens das comunidades cariocas encontraram uma nova forma de expressão artística e cultural.

O surgimento do Passinho nas favelas do Rio de Janeiro foi em 2001, e a explosão desse novo movimento, dessa nova forma de dançar o funk, aconteceu sete anos depois. O filme de Emílio Domingos revela as origens, os principais fundadores, os relacionamentos que surgem com a dança, amorosos ou de amizade, e, principalmente, os sonhos que cada um deles carrega nos seus passos ritmados. Citando um dos rapazes apresentados no trailler promocional , ele afirma ser “reconhecido não só pelo mundo funk, reconhecido lá fora”. É a ampliação dos horizontes e de vôos cada vez mais altos para os dançarinos do Passinho.

O longa-metragem “Funk Brasil”, leva a assinatura dos diretores Cavi Borges, Luciano Vidigal e Marcelo Gularte, e apresenta um novo olhar sobre o funk carioca, um dos gêneros musicais mais populares do país. E para falar das diferentes transformações pelas quais o batidão passou desde a década de 70, muitas personalidades contam suas histórias como Rômulo Costa (Furacão 2000), Marcão (Cash Box), MC Magalhães, Menor do Chapa e Lexa, de como chegaram à fama e as principais dificuldades encontradas durante o processo.

O Festival de Cinema Vassouras, no Vale do Café, de 16 a 24 de junho, é a celebração do cinema brasileiro na sua segunda edição. Participe dessa festa você também e curta a magia da sétima arte junto com artistas, produtores e cineastas.

Publicado em 16/6/23 por Márcia Benazzi


#Compartilhe

Aplicativos


No Ar

Top 5

top1
1. Alguém me Avisou

Dona Ivone Lara

top2
2. Cachorro Vira-lata

Carmem Miranda

top3
3. Com que roupa eu vou

Noel Rosa

top4
4. Gracioso

Garoto

top5
5. A Mar Serenou

Clara Nunes

Oferecimento