MIS RJ leva produções do cineasta Cavi Borges para a telona do Festival de Cinema Vassouras!
- 17/06/2023
A Sessão MIS RJ apresenta gratuitamente, na telona do Festival de Cinema Vassouras, no Vale do Café, três filmes do diretor, produtor e distribuidor, Cavi Borges. Carioca, com mais de 350 obras lançadas entre longas, curtas, séries de tv, web séries, clipes e videoartes, é um dos mais produtivos e consagrados do audiovisual brasileiro independente. Seus filmes conquistaram 178 prêmios em festivais nacionais e internacionais, incluindo Cannes, Berlim, Locarno e Rotterdam.
O primeiro filme a ser exibido, sábado (17/6), às 12h, no Centro de Convenções General Sombra, é um longa de ficção e fantasia, "Não sei quantas almas tenho", de Cavi Borges e Patrícia Niedermeier, inspirado no poema homônimo de Fernando Pessoa. A trama é sobre o vampiro Nicolau a procura de Nina, seu grande amor, através dos séculos, "A gente vive até o dia em que morre a última pessoa que se lembra de nós?".
Segunda (19/6), o público vai curtir dois curtas-metragens emocionantes com a temática esporte. “Refugiados - a vida de Popole Misenga”, documentário lançado em 2019, retrata a história do judoca congolês que integrou a primeira equipe de refugiados a disputar os Jogos Olímpicos. Chegou ao Brasil em 2013, para participar de um campeonato de judô e viu na viagem a oportunidade de buscar um futuro melhor, longe da República Democrática do Congo, onde conflitos armados deixaram cerca de 6 milhões de mortos nas duas últimas décadas. O outro documentário, "Rafaela Silva", mostra a trajetória de altos e baixos na carreira da atleta de judô, moradora de uma comunidade da Zona Oeste do Rio de Janeiro, até a consagração da conquista da medalha de ouro nas Olímpiadas 2016. O espectador mergulha nas emoções de Rafaela, torce por ela, chora e vibra junto, como se estivesse no tatame com a atleta brasileira!
Cavi Borges foi um dos primeiros a participar dos Depoimentos para a Posteridade, na gestão do presidente Cesar Miranda Ribeiro, ainda no formato on-line, por causa da pandemia da Covid-19, em 22 de junho de 2021. Referência para o cinema independente carioca e brasileiro, Cavi Borges começou a escrever sua história de sucesso quando fundou em 1977 a Locadora Cavideo, na Cobal do Humaitá, zona sul do Rio de Janeiro, ponto de encontro para cinéfilos e cineastas. Incansável realizador, o ex-judoca, campeão brasileiro, quase atleta olímpico, tem um currículo de peso em duas décadas e meia de carreira cinematográfica. Seus filmes estão disponíveis nas plataformas Netflix, Amazon Prime, no Canal Brasil, entre outros canais. Atualmente, está programando os cinemas do Grupo Estação e o Cine Henfil, em Maricá, município do Rio de Janeiro. Para pesquisar no MIS RJ, sobre o cineasta Cavi Borges e sua importância na cinematografia nacional, é só enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin.
O Festival de Cinema de Vassouras, no Vale do Café, de 16 a 24 de junho, é a celebração do cinema brasileiro na sua segunda edição. Participe dessa festa você também e curta a magia da sétima arte junto com artistas, produtores e cineastas.
Publicado em 17/6/23 por Márcia Benazzi







