A CRIAÇÃO DE UMA DIVISÃO DE CINEMA NO MIS RJ FOI ANUNCIADA NO QUARTO DIA DO FESTIVAL DE CINEMA VASSOURAS!

  • 21/06/2023

A CRIAÇÃO DE UMA DIVISÃO DE CINEMA NO MIS RJ FOI ANUNCIADA NO QUARTO DIA DO FESTIVAL DE CINEMA VASSOURAS!

No Dia do Cinema Nacional (19/6), uma data emblemática para a Cultura Brasileira, o presidente Cesar Miranda Ribeiro anunciou a criação de uma Divisão de Cinema no MIS RJ. A novidade foi apresentada durante talk show com a presença do cineasta Cavi Borges, diversos jornalistas, e a participação dos irmãos Jane e Bruno Saglia, organizadores e idealizadores do Festival de Cinema Vassouras, no Vale do Café.

"A criação da Divisão de Cinema vai possibilitar o recebimento de produtos audiovisuais, por meio de doação, ampliando a nossa capacidade de atender melhor a sociedade. Nós temos duas importantes Coleções ligadas ao cinema, a do Jurandyr Noronha, com películas de filmes documentários e de ficção, fotografias, documentos textuais, bibliográficos, e a do Salvyano Cavalcanti, também com rico material sobre a cinematografia brasileira, fontes de pesquisa de inestimável valor para quem é do meio audiovisual, para a academia, e para o público em geral. Cinema é imagem e som como o MIS, e salvaguardar a memória do cinema nacional é missão do nosso museu", afirmou o presidente Cesar.

Cavi Borges, um dos maiores realizadores da produção audiovisual brasileira independente, compartilhou com o público de Vassouras, especialmente para a Sessão MIS RJ, dois longas, "Não sei quantas almas tenho" e "Funk Brasil", além de três curtas-metragens, "Refugiados - A vida de Popole Misenga", "Rafaela Silva"e "Eu sou um samba". No talk show, contou um pouco da sua trajetória, os primeiros curtas, de como o ex-atleta de judô abriu a Locadora Cavideo, os filmes produzidos com baixo orçamento, e ressaltou a importância das parcerias nesse processo de produzir, dirigir e distribuir filmes. Uma delas com o presidente do Museu da Imagem e do Som, Cesar Miranda Ribeiro, parceria que vem rendendo bons frutos desde que se conheceram na RioFilme, em 2019. Inclusive, a sua participação no Festival de Cinema Vassouras, fez questão de destacar, foi atendendo a um convite do presidente Cesar. Outra grata surpresa foi Bruno Saglia convidá-lo para integrar o júri técnico da próxima edição do Festival.

No quinto dia de atividades (20/6), o cineasta Emílio Domingos conversou com os jornalistas sobre a produção do seu longa-metragem "A batalha do passinho - o filme", exibido na Sessão MIS RJ, além de contar sobre a carreira, os projetos atuais, e os próximos lançamentos de filmes. Para o instagram do MIS, em gravação realizada pela gerente cultural, Mona Vilardo, Bruno Saglia disse , “ E hoje, a gente recebeu, fazendo parte da programação de excelência do MIS, ele que é pesquisador, curador, documentarista, Emílio Domingos, fazendo parte do painel do MIS, dentro da programação do Festival de Cinema Vassouras, no Vale do Café”. E perguntou, “Como é que foi para você, estar aqui com a gente?”. A resposta do cineasta, com sorriso no rosto, deixou transparecer a satisfação e alegria na participação, “Ah, foi ótimo! Eu tenho uma relação afetiva com o MIS, de gratidão. Eu que frequentei tanto lá, pesquisei tanto lá, eu tive a honra de trabalhar para o MIS com a nova sala, foi muito bom poder falar da minha experiência com o trabalho”.

A programação do museu não para. Hoje (21/6), na Sessão MIS RJ, celebrando o samba de diferentes maneiras, os curtas-metragens, “Eu sou um samba”, de Cavi Borges, “Independentes do Carnaval – Ranchos Carnavalescos”, de Rodrigo Moraes, e o longa-metragem “O Rei do Samba”, homenagem ao compositor e multi-instrumentista Sinhô, um dos pioneiros do samba carioca. Esse filme, de 1952, é uma das pérolas do acervo audiovisual do Museu da Imagem e do Som.

No ritmo do batidão, encerrando amanhã(22/6), às 12h, a participação do museu no Festival de Cinema Vassouras, mais um longa de Cavi Borges, “Funk Brasil”! Um novo olhar sobre o funk carioca, um dos gêneros musicais mais populares do país.

Que venham mais edições com esta, no Vale do Café, celebrando o audiovisual brasileiro, seus artistas, produtores, cineastas, brindando o público com filmes premiados, consagrados, inéditos, curtas, longas, palestras, podcasts, entrevistas e muitos prêmios para os realizadores da cinematografia nacional. Que a parceria com o MIS RJ, desde a primeira edição do Festival de Cinema Vassouras, em 2021, com os irmãos Bruno e Jane Saglia, continue nos próximos anos compartilhando acervos, experiências e saberes!

Publicado em 21/6/23 por Márcia Benazzi 


#Compartilhe

Aplicativos


No Ar

Top 5

top1
1. Alguém me Avisou

Dona Ivone Lara

top2
2. Cachorro Vira-lata

Carmem Miranda

top3
3. Com que roupa eu vou

Noel Rosa

top4
4. Gracioso

Garoto

top5
5. A Mar Serenou

Clara Nunes

Oferecimento