PRESIDENTE DO MIS RJ PARTICIPOU DO PROGRAMA IDENTIDADE BRASIL COM ARNALDO NISKIER
- 27/07/2023
O presidente do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, Cesar Miranda Ribeiro, participou ontem (26/7), do Programa Identidade Brasil com Arnaldo Niskier, na Academia Brasileira de Letras(ABL). O convite foi feito pela diretora Maria Eugenia Stein, responsável pela realização da série, transmitida pelo Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho.
"Foi uma honra participar do Programa Identidade Brasil e ser entrevistado pelo professor e Acadêmico Arnaldo Niskier, uma personalidade muito importante para a educação e para a cultura do nosso país. Como gestor público de um museu dinâmico, que abriga o legado de talentos gigantescos da produção cultural brasileira, espero ter contribuído com informações relevantes para que os telespectadores conheçam o trabalho desenvolvido na nossa instituição, e que tem como objetivo tornar o MIS RJ cada vez mais acessível e democrático aos pesquisadores e ao público em geral", afirmou o presidente Cesar.
A gravação aconteceu no Teatro R. Magalhães Jr., na ABL, instituição sediada no Rio de Janeiro, cujo objetivo é o cultivo da língua e da literatura nacional, e que completou recentemente 126 anos de existência. É composta de 40 membros efetivos e perpétuos, e 20 membros correspondentes estrangeiros.
Durante o programa, o presidente Cesar convidou o Acadêmico Arnaldo Niskier para prestar o seu Depoimento para a Posteridade, série histórica do MIS RJ criada por Ricardo Cravo Albin, em 1966, que preserva a memória de diversos setores da cultura nacional, e conta atualmente com mais de mil depoimentos de figuras notáveis, inclusive de 36 imortais da Academia Brasileira de Letras. Para pesquisar a história desses grandes Mestres basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin.
O convite foi aceito pelo Acadêmico Arnaldo Niskier, para alegria de todos os presentes. O MIS RJ agradece o carinho e a receptividade durante a gravação, de Maria Eugenia Stein, coordenadora e diretora do programa, sua assistente de produção, Bárbara Lima, do diretor de fotografia e câmera, Ricardo Stein, e também da equipe da Academia Brasileira de Letras: Marcio Antonio Castorino, Michael Félix e Ana Arruda.
Publicado em 27/7/23 por Márcia Benazzi








