Parceria entre MIS RJ e CTAV forma segunda turma do Curso de Introdução ao Cinema de Animação
- 28/11/2023
Adolescentes com um futuro promissor e, agora, formados pelo Curso de Introdução ao Cinema de Animação 2023, por meio da parceria entre o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro e o Centro Técnico Audiovisual (CTAV), do Ministério da Cultura. A cerimônia de apresentação do trabalho final e de entrega dos certificados aconteceu nesta segunda-feira (27/11), na sede do MIS RJ da Praça XV, no Centro do Rio.
A alegria estava estampada nos rostos dos 21 alunos da Escola Estadual Souza Aguiar, que durante três meses frequentaram as aulas na sede do museu, na Lapa. A felicidade também podia ser vista no presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro, que fez a entrega dos certificados.
"Estamos muito felizes com a formação desta segunda turma. Acredito que agora vocês têm um norte, algo a projetar em termos de cinema, ainda mais hoje com a importância de dominar a tecnologia. Agora vocês vão levar a história do MIS RJ para onde moram, para os amigos e parentes, o que é fundamental, porque muitas vezes as pessoas esquecem destes grandes nomes do passado que estão salvaguardados pelo museu. Queremos, em breve, anunciar outras turmas e quem sabe expandir o projeto para outras escolas", afirmou o presidente do MIS RJ.
Esta é a segunda turma do Curso de Introdução ao Cinema de Animação - que promove a formação e capacitação dos estudantes no Setor Audiovisual - formada por meio do Acordo de Cooperação Técnica entre o MIS e o CTAV. A cerimônia de conclusão do curso reuniu, além dos adolescentes, familiares, amigos e profissionais envolvidos no projeto, como a diretora adjunta da Escola Estadual Souza Aguiar, Caren Mafra, o professor da unidade Rafael Mendes e o técnico de audiovisual do CTAV Hamilton Alves, que representou a coordenadora-geral do Centro Técnico do Audiovisual do Minc, Valquíria Salgado.
“A escola fica muito feliz pela oportunidade. É uma centelha que a gente deixa para os alunos, eles despertam a curiosidade para que possam avançar cada vez mais. Temos uma cultura muito rica ao nosso redor e precisamos que eles enxerguem isso. Aqui eles têm liberdade para usar toda a criatividade que está dentro deles. Esperamos que esta parceria permaneça”, ressaltou a diretora adjunta da Escola Estadual Souza Aguiar, Caren Mafra.
O professor Rafael Mendes complementou: “foi uma coisa bem bonita e feita com dedicação. Acho que os estudantes vão levar para o resto da vida. Só temos que agradecer”.
O trabalho final apresentado pelos alunos marcou mais um momento de grande emoção durante a cerimônia. Eles exibiram o filme produzido a partir das técnicas aprendidas nas aulas e inspirado no rico acervo do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. Para o professor Sérgio Arena, a turma vai deixar saudades. Ele falou um pouco sobre o período de aprendizado.
“O cinema de animação não se resume a desenhos. Na verdade, a animação se traduz pelo uso de várias técnicas. A que usamos para o trabalho final é a 'pixilation', que é a animação de seres humanos. Ela se assemelha ao 'stopmotion', que é a animação de bonecos. O vídeo é curto, mas contém tudo o que foi estudado na teoria”, explicou o professor Sérgio Arena, que é fotógrafo, produtor de finalização, diretor de animação e responsável técnico pelo Núcleo de Animação do Centro Técnico Audiovisual do Ministério da Cultura.
Com um total de 72 horas de capacitação prática e teórica, os estudantes da rede estadual tiveram a oportunidade de aprender princípios básicos para a construção do movimento quadro a quadro até a produção de um filme de animação. Para isso, utilizaram técnicas como stopmotion e rotoscopia, além de aprenderem sobre linguagem cinematográfica, princípios da animação e roteiro.
Confira abaixo o vídeo, na íntegra, apresentado como trabalho final do Curso de Introdução ao Cinema de Animação 2023:
https://www.youtube.com/watch?v=YYhQLW5XcQY
Publicado em 28/11/2023 por Fernanda Soares






