Acervo do MIS RJ serve de base para curta-metragem produzido por estudantes de cinema e audiovisual da ESPM

  • 19/12/2023

Acervo do MIS RJ serve de base para curta-metragem produzido por estudantes de cinema e audiovisual da ESPM

O que o bairro Vila Isabel, o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro e a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) têm comum? O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de três estudantes universitárias que, muito em breve, serão profissionais graduadas em cinema e audiovisual. O rico acervo do MIS RJ esteve entre as fontes de pesquisa que serviram como base para a produção do curta-metragem "Epístola à Memória".

O projeto foi avaliado pela banca examinadora da universidade na última semana. O MIS RJ recebeu o convite carinhoso da ESPM para acompanhar a apresentação e foi representado pela historiadora responsável pelo setor iconográfico do museu, Daiane Lopes, e pela responsável pelo setor acadêmico, Luíza Resende. O presidente do Museu da Imagem e do Som RJ, Cesar Miranda Ribeiro, classificou a troca de experiências como gratificante e enriquecedora.

"Para nós, como instituição que salvaguarda o acervo audiovisual do século XX mais importante do Estado Fluminense, é a oportunidade de fazer com que toda esta riqueza chegue até as gerações mais jovens. É um orgulho para o MIS contribuir diretamente para a formação acadêmica das futuras profissionais e ver que o Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o museu e a universidade é próspero e frutífero", afirmou Cesar Miranda.

De acordo com o registro do MIS RJ, as estudantes Sara Ferreira, Nicole Mattos e Giovanna Saletto utilizaram nove itens do setor iconográfico (fotos), um do setor textual, dois minutos de áudio cedido pelo setor sonoro e um minuto de material do setor audiovisual para falar sobre o bairro de Vila Isabel e seus maravilhosos personagens. Dentre eles, Noel Rosa, Almirante, Braguinha, Alvinho e Henrique Brito, que integraram o famoso conjunto musical Bando de Tangarás.

O trio caprichou na produção, que relembrou a história da música e do rádio no Brasil, utilizando elementos para levar o público de volta ao passado. As filmagens foram ambientadas com trajes e mobiliário de época, com opção pela paleta de cor da madeira escura. O "curta" também teve a assinatura de João Gabriel Figueiredo e Gabriel Malka, atuação de Ceejay, e narração de Cassio Alves e Nicole Mattos. A orientação do TCC foi feita pela professora Tainá Xavier Pereira Huhold.

As representantes do MIS RJ que estiveram na apresentação do trabalho, na última quinta-feira (14/12), ressaltaram que o museu está de portas abertas para novas pesquisas ou mesmo para novos projetos, como a exibição do "documentário ensaístico de curta-metragem" na sede da instituição.

O acervo com quase 600 mil itens do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, equipamento vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec-RJ), está à disposição do público e dos pesquisadores. Para acessar o material basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin.

Publicado em 19/12/2023 por Fernanda Soares


#Compartilhe

Aplicativos


No Ar

Top 5

top1
1. Alguém me Avisou

Dona Ivone Lara

top2
2. Cachorro Vira-lata

Carmem Miranda

top3
3. Com que roupa eu vou

Noel Rosa

top4
4. Gracioso

Garoto

top5
5. A Mar Serenou

Clara Nunes

Oferecimento