Assinatura de Termo de Cessão amplia acesso ao acervo do MIS RJ sobre maestro Radamés Gnattali
- 21/12/2023
O Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro e o instrumentista, arranjador e compositor Roberto Gnattali firmaram, na manhã desta quinta-feira (21/12), um importante acordo para a difusão da música e da cultura brasileiras. A assinatura do Termo de Cessão de Direitos Autorais Patrimoniais vai permitir que o sobrinho do renomado maestro Radamés Gnattali divulgue parte do acervo do MIS RJ sobre o músico em seus canais de informação e pesquisa online.
O site gerenciado por Roberto Gnattali traz um rico material sobre a vida e obra do tio, o pianista, compositor, arranjador e maestro Radamés Gnattali. Por sua imensa importância e contribuição para a música brasileira, o músico é citado em 20 coleções do MIS RJ, que salvaguarda o total de 2.364 itens, distribuídos pelos setores audiovisual, sonoro, biblioteca, iconográfico, partituras, textual e tridimensional. Para o presidente do museu, Cesar Miranda Ribeiro, a parceria é mais um passo rumo a democratização da riqueza resguardada pela instituição.
“São partituras impressas e manuscritas, além de arquivos de áudio, como Viola Caprichosa e Violino Impaciente, do Programa Gente que Brilha, famoso na década de 1950 na Rádio Nacional, que estarão com livre acesso no site gerenciado pelo querido Roberto Gnattali. Além de seguir o brilhante exemplo do tio, Roberto também se dedica a manter viva a memória do maestro Radamés, estrela maior deste acordo. Para o MIS, é um privilégio dispor deste material tão único e poder contribuir com um projeto respeitado, como o que é desenvolvido há mais de 20 anos por Roberto Gnattali”, declarou Cesar Miranda.
O encontro entre o presidente do Museu, o arranjador e músico Roberto Radamés, e a historiadora responsável pelo Centro de Pesquisas e Documentação Ricardo Cravo Albin, do MIS RJ, Mariana Pontim, foi motivo de alegria. O sobrinho de Radamés - que é o representante legal pelas obras do tio - relembrou as visitas semanais ao Centro de Pesquisas, momentos que renderam descobertas e até mesmo laços de amizade.
“Sempre sou muito bem acolhido por todos e esses encontros não vão terminar tão cedo”, brinca o músico, acrescentando: “Radamés era um arranjador de rádio, compositor de música de concerto, mas que também mexia com música popular. Algumas obras, concertos, quartetos e trios para orquestras são únicos do MIS. São coisas que estou descobrindo e que antes eram desconhecidas. É um trabalho de 'formiguinha', porque o MIS tem muita informação e está tudo aí, disponível”, pontuou Roberto.
A historiadora Mariana Pontim ressaltou que a assinatura do termo entre o museu e o Acervo Radamés Gnattali vai permitir aos pesquisadores o acesso remoto a uma documentação organizada, que possibilitará o surgimento de novos trabalhos sobre a vida e a obra de Radamés.
“Radamés é um dos maiores gênios da música popular brasileira e o Roberto Gnattali é um mestre querido de todos aqueles que trabalham no Centro de Pesquisa e Documentação do MIS. Ele ensina com seu conhecimento sobre música e seus diversos gêneros musicais, sobre as possibilidades de recortes temáticos, sobre seu tio Radamés Gnattali... e ao conhecimento, somam-se a sua vitalidade, educação e gentileza. É gratificante fazer parte disso”, afirma Mariana Pontim sobre o acordo.
Como contrapartida pela cessão do material, o arranjador, maestro, músico e professor aposentado que atuou por 36 anos na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), deverá estreitar ainda mais a relação com o MIS. Em 2024, Roberto fará workshop para capacitação de funcionários do Museu sobre leituras de partituras, além de realizar um minicurso na sede do MIS, na Praça XV, sobre temas relacionados à música popular brasileira. Os encontros do minicurso serão abertos ao público.
Os itens salvaguardados em 20 coleções do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro mostram o talento de Radamés Gnattali e sua contribuição para a música de concerto e para a música popular brasileira. Os destaques estão nas coleções Rádio Nacional, Almirante, Sérgio Cabral, Hermínio Bello de Carvalho e do próprio MIS.
Todo o acervo do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, equipamento vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec-RJ), está à disposição do público e dos pesquisadores. Para acessar o material basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin.
Publicado em 21/12/2023 por Fernanda Soares





