MIS RJ elabora projeto com setor acadêmico para criação de biblioteca on-line com consultas a TCCs
- 06/01/2024
Uma biblioteca rica, onde não faltam preciosidades, como o livro “Folk-lore Pernambucano: Contribuições para a História da Poesia Popular em Pernambuco", de Francisco Augusto Pereira da Costa, um dos mais representativos da Coleção Almirante. São mais de 15 mil exemplares disponíveis para pesquisa e consulta. Mas, tudo que é bom pode ficar ainda melhor. E assim acontece com a Biblioteca Almirante, do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. Em breve, o acervo do setor será ampliado e modernizado por meio de uma parceria a ser firmada com universidades cariocas. A intenção é disponibilizar os Trabalho de Conclusão de Curso (TCCs) de estudantes de história e museologia para consulta na nova biblioteca on-line do MIS RJ.
O projeto, uma união dos setores acadêmico e da biblioteca, terá início com os alunos de instituições que possuem Acordo de Cooperação Técnica com o museu. Dentre as instituições estão a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e a Universidade Estácio de Sá.
“O objetivo deste projeto piloto, que logo deixará de ser apenas embrionário, é fazer com que os estudantes já elaborem seus trabalhos tendo a certeza de que eles serão salvaguardados para a história num local de tamanha importância cultural, como o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. Isso, além de ampliar e enriquecer o acervo da Biblioteca Almirante, é claro”, afirma o presidente Cesar Miranda Ribeiro, acrescentando que os TCCs darão uma enorme contribuição para pessoas que já frequentam o Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin.
Somente no ano passado, estudiosos, amantes da leitura e pesquisadores consultaram 57 itens da Biblioteca Almirante. As consultas mostram, inclusive, que a homenagem a um dos mais importantes radialistas do Brasil, foi muito acertada. O setor foi reinaugurado com o nome de Biblioteca Almirante em fevereiro de 2022 e a maior parte dos pedidos de acesso foram para títulos da Coleção Almirante. A coleção Histórica está entre as mais ricas do MIS RJ.
Considerado “a maior patente do Rádio”, Henrique Foreis Domingues, o Almirante, foi intérprete, compositor, pesquisador, locutor e produtor radiofônico. A Coleção foi uma das primeiras a serem compradas para o acervo do museu, em 1964, e contêm fotos, livros, partituras, discos, roteiros de programas, cartas de ouvintes, recortes de jornais e revistas, instrumentos de percussão e objetos tridimensionais que ele colecionou e organizou ao longo da vida.
A sala, que possui temperatura controlada e cuidados específicos para a manutenção do acervo, guarda ainda relíquias como o livro “Ameno Resedá: O Rancho que se Tornou Escola”, de Jota Efegê (João Ferreira Gomes). O exemplar é singular não apenas pela relevância do conteúdo, mas também por ser a primeira edição da obra, e por trazer o autógrafo e dedicatória do autor para Jacob do Bandolim. O livro é um documentário sobre o Carnaval carioca e narra a trajetória do rancho Ameno Resedá, inicialmente associado a tradições religiosas de rancho de Reis, mas que rompe com a antiga herança portuguesa em 1907, tornando-se vanguarda do Carnaval carioca.
Outras riquezas da Biblioteca Almirante são a “Revista do Rádio”, do final da década de 40, a “Revista do Disco”, da década de 50, e a 1ª edição do livro “O Choro: Reminiscência dos Chorões Antigos”, de Alexandre Gonçalves Pinto. Obras dos anos 1930 também figuram entre o material salvaguardado pelo MIS RJ, a exemplo da revista “Cinearte”, da Coleção Salvyano Cavalcanti, que tem ainda o primeiro periódico brasileiro especializado em cinema: “Scena Muda.
A concretização do projeto que visa à criação da biblioteca on-line para a guarda dos TCCs trará ainda mais brilho, informação, cultura e conhecimento para dentro do museu. Uma instituição com a missão de salvaguardar, mas que também se orgulha em difundir seu acervo com mais 600 mil itens. Para pesquisar qualquer material do MIS RJ basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin.
Publicado em 6/1/2024 por Fernanda Soares







