MIS participa como Delegado Nato na 5ª Conferência Estadual de Cultura do Estado do Rio de Janeiro

  • 24/01/2024

MIS participa como Delegado Nato na 5ª Conferência Estadual de Cultura do Estado do Rio de Janeiro

O presidente do Museu da Imagem e do Som, Cesar Miranda Ribeiro, participa da 5ª Conferência Estadual de Cultura, que teve início nesta terça-feira (23/01) e vai até quinta (25). Nesta quarta, o Museu abriu o eixo 1 do evento. Com o tema Democracia e Direito à Cultura, a conferência visa debater os rumos da cultura no estado do Rio de Janeiro pelos próximos dois anos. O MIS RJ está entre as entidades que foram selecionadas no semestre passado durante as conferências municipais e encontros setoriais. O museu, que é vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec-RJ), vai atuar como Delegado Nato, levando propostas, ideias e fazendo esclarecimentos sobre as atividades do setor.

O evento foi aberto pela secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, no Teatro Riachuelo, no Centro. Nesta quarta e quinta-feira, acontecem as etapas de formação de grupos de trabalho e a plenária final, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). As demandas locais que forem definidas no evento serão apresentadas na 4ª Conferência Nacional de Cultura, que acontecerá em março. Para Cesar Miranda, esta é uma oportunidade de ouvir as demandas da sociedade e aprimorar o trabalho que vem sendo realizado.

“A Cultura é um dos pilares da educação, do crescimento econômico e da evolução da sociedade como um todo. Sabemos da importância que temos dentro do cenário municipal, estadual e nacional. Esse debate faz com que o setor evolua, pois temos a oportunidade de olhar nos olhos de cidadãos que, assim como nós, consomem, vivem e lutam pela cultura brasileira. Não tenho dúvidas de que sairemos fortalecidos para a próxima etapa”, afirmou o presidente do MIS RJ.

A etapa final reunirá profissionais da cultura credenciados, além de convidados que participarão dos debates políticos sobre o Plano Estadual de Cultura. As diretrizes serão voltadas para várias áreas, como literatura, teatro, circo, dança, artes visuais, música, cultura tradicional, popular e indígena, audiovisual, museu e patrimônio cultural.

Dentre os objetivos dos encontros está a apresentação de estratégias de aprimoramento da articulação e cooperação institucional entre os entes federativos e destes com a sociedade civil, para dinamizar os sistemas de participação e controle social na gestão das políticas públicas de cultura para avanço da instalação e consolidação do Sistema Estadual de Cultura do Rio de Janeiro.

Também está em pauta a discussão da cultura fluminense nos seus aspectos de identidade, da memória, da produção simbólica, da gestão, da proteção e salvaguarda, da participação social, da diversidade cultural e da plena cidadania, como fator de desenvolvimento sustentável e seu caráter transformador e gerador de cidadania. Além disso, os participantes devem propor estratégias para proporcionar aos fazedores de cultura o acesso aos meios de produção, assim como propor estratégias para universalizar o acesso à produção e à fruição os bens, serviços e espaços culturais.

Publicado em 24/1/2024 por Fernanda Soares


#Compartilhe

Aplicativos


No Ar

Top 5

top1
1. Alguém me Avisou

Dona Ivone Lara

top2
2. Cachorro Vira-lata

Carmem Miranda

top3
3. Com que roupa eu vou

Noel Rosa

top4
4. Gracioso

Garoto

top5
5. A Mar Serenou

Clara Nunes

Oferecimento