MIS RJ recebe jovens do Projeto Território da Juventude para estudo do cinema brasileiro
- 02/02/2024
Estudantes do curso de audiovisual do Projeto Território da Juventude, voltado para jovens do Complexo do Viradouro, em Niterói, estiveram na sede do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, que integra a rede de equipamentos culturais do Governo do Estado, nesta quinta-feira (01/02) para aprimorar seus conhecimentos. A turma foi recebida pela equipe de profissionais do MIS RJ.
A atividade fez parte do cronograma do projeto, que oferece oficinas de teatro, cinema e valorização da história para os jovens. Atualmente o grupo está aprendendo técnicas para gravações feitas com o celular. A intenção é que a turma produza um documentário ao final do curso, mostrando a ótica de cada um sobre a comunidade do Complexo do Viradouro.
Os participantes fizeram consultas sobre o cinema brasileiro no Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin e assistiram ao documentário, com direção de Jurandyr Noronha, sobre a obra e a vida de Humberto Mauro. O encontro teve a participação de Luíza Moura, Wagner Nunes, Eliane Vilela, Daiane Lopes, Marcelly Monteiro e Matheus Freire, dos setores acadêmico, Biblioteca Almirante, textual, tridimensional, iconográfico, centro de pesquisas e história do MIS RJ.
Todo o acervo do museu, equipamento vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec-RJ), está à disposição do público e dos pesquisadores. Para acessar o material basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin.
Publicado em 2/2/2024 por Fernanda Soares





