Presidente do MIS RJ participa da cerimônia de comemoração pelos 216 anos do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil
- 07/03/2024
O presidente do Museu da Imagem e do Som, Cesar Miranda Ribeiro, representou a instituição nas comemorações pelo aniversário de 216 anos do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil. A cerimônia, que aconteceu nesta quinta-feira (07/03), na Fortaleza de São José, na Ilha das Cobras, no Centro do Rio, reuniu autoridades, como ministro da Defesa, José Múcio, militares e civis, além do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen e o Comandante-Geral, Almirante de Esquadra Fuzileiro Naval Carlos Chagas Vianna Braga.
Às vésperas do Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira (08/03), a Marinha também destacou a presença das primeiras mulheres da história a ingressarem no Curso de Soldados Fuzileiros Navais, que teve início há duas semanas. O presidente do museu, que também vai comemorar a data com uma programação 100% feminina ao longo de 24 horas, na Web Rádio MIS RJ, ressaltou o valor das mulheres e a tradição da corporação.
"O MIS fica sempre muito honrado em participar de comemorações como a de hoje, pelo imenso respeito que temos pela instituição, cuja missão principal é a defesa da Pátria, e pela oportunidade de presenciar avanços como o que está acontecendo agora, com a possibilidade do ingresso das mulheres. O museu e a Marinha do Brasil têm uma relação de muito respeito e visões semelhantes quanto à valorização da memória, das tradições e da cultura. Deixo as minhas felicitações a estes bravos homens que há 216 anos resguardam o nosso país", disse Cesar Miranda.
A cerimônia contou com entrega de medalhas militares, apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais e do coral do Programa Forças no Esporte (PROFESP), além de desfile de viaturas do setor operativo da Marinha do Brasil e outros veículos do Corpo de Fuzileiros Navais.
A data celebrada nesta quinta-feira relembra a chegada da Brigada Real da Marinha, com a Família Real Portuguesa ao Brasil, em 7 de março de 1808. Após cumprirem a missão de escoltar a Família Real na viagem, os fuzileiros permaneceram aqui, assumindo o desafio de zelar pela soberania brasileira.
Publicado em 07/3/2024 por Fernanda Soares





