ATUALIZAÇÃO DO PLANO MUSEOLÓGICO - 2023/2028 DO MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO RIO DE JANEIRO É ENTREGUE PARA A SOCIEDADE.
- 23/05/2024
É com muita satisfação que a Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro apresenta, hoje, dia 23 de maio, a primeira atualização do seu Plano Museológico - 2023 a 2028.
Ao longo de 2022, nossa então diretora técnica operacional, Ana Carolina Vieira, juntamente com a equipe do Museu, desenvolveu um novo plano museológico. Este plano é atual, dinâmico e conectado com as atualizações necessárias para um museu vivo, como é o MIS RJ, desde sua fundação em 1965.
Hoje, entregamos a primeira atualização desse importante trabalho, que contou com a valiosa contribuição da nossa nova diretora técnica operacional, Lucila Majela. Como Museóloga, ela trouxe sua expertise para a continuidade deste importante trabalho do nosso museu, que é reconhecido como um grande centro de pesquisa e documentação para estudantes, acadêmicos e a sociedade em geral, e do qual nos orgulhamos de chamar de Museu da Imagem e do Som. Este museu preserva e salvaguarda toda a nossa cultura musical, entre imagens, sons e textos.
A equipe do MIS RJ tem a importante missão de atualizar nosso plano museológico sempre que necessário. Nesta revisão, contamos com a colaboração da Historiadora e Pós-Doutora responsável pelo setor iconográfico do MIS RJ, Daiane Lopes, que prontamente contribuiu com a revisão de toda a atualização.
Com a entrega deste plano museológico, onde detalhamos nossas metas a serem alcançadas, teremos a oportunidade de, junto com a sociedade, buscar sempre o melhor para uma instituição tão importante, que mantém seu acervo protegido e em constante movimento, pois a história está presente em todos os aspectos das nossas vidas.
Agradeço a todos os profissionais do Museu que colaboraram no desenvolvimento deste Plano Museológico e na sua primeira atualização.
Desejo a todos uma ótima leitura.
http://www.mis.rj.gov.br/institucional/plano-museologico/
Cesar Miranda Ribeiro
Presidente da FMIS RJ



