Família de Maurício Quadrio, primeiro dirigente do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, doa itens do ex-diretor para a instituição

  • 11/06/2024

Família de Maurício Quadrio, primeiro dirigente do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, doa itens do ex-diretor para a instituição

Filha de Maurício Quadrio, Anita Luísa Rita Cacchione doou ao Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro parte da coleção de seu pai, que foi o primeiro diretor da instituição. Entre os itens estão 3 apostilas com roteiros dos programas de rádio que Quadrio produzia e uma máquina de escrever, de onde saiam todos os textos do produtor e crítico musical.

“Na casa de Santa Tereza de Maurício Quadrio não vemos as paredes, é tudo composto por acervo.”, comentou Daiane Lopes, responsável pelo setor iconográfico do museu, que visitou a casa de Maurício Quadrio junto a Eliane Vilela, responsável pelo setor textual, e Cícinio Maia, assessor da presidência. A estimativa feita pelos colaboradores do MIS RJ é que no local há cerca de 20 mil itens, que contam com fitas cassetes, aparelhos de sons, reportagens, fotos e entre outros.

O produtor contribui para o acervo do MIS RJ desde sua gestão, onde deu início a coleção “Maurício Quadrio” que contém cerca de 3500 itens no setor sonoro. Diferente desses materiais que fazem menção a personalidades e a música erudita, os itens recém doados contam a história do primeiro dirigente do museu, com roteiros de programas que produziu na Rádio MEC e Rádio Cultura de São Paulo como o “Temporada de Operetas”, “Programa Flashback”, “Isto é um sucesso” e “Quem tem medo da música clássica”.

“É um trabalho muito simbólico o que fizemos ao salvaguardar esses itens de Maurício Quadrio. Ele foi quem começou o trabalho de preservar a história da cultura brasileira no MIS RJ, nada mais justo do que contarmos sua história no lugar que criou.”, comenta Cesar Miranda Ribeiro, atual presidente do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. As homenagens a história de Quadrio não param por aí, na exposição “Heranças: 150 Anos da imigração italiana no Brasil” que acontecerá no final de junho, haverá itens que fazem menção ao italiano que primeiro dirigiu o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro.

Publicado em 11/06/2024 por Mariana Cigolo


#Compartilhe

Aplicativos


No Ar

Top 5

top1
1. Alguém me Avisou

Dona Ivone Lara

top2
2. Cachorro Vira-lata

Carmem Miranda

top3
3. Com que roupa eu vou

Noel Rosa

top4
4. Gracioso

Garoto

top5
5. A Mar Serenou

Clara Nunes

Oferecimento