Presidente do MIS RJ participa de cerimônia no Clube Naval pelos 500 anos de Camões
- 20/06/2024
As armas e os barões assinalados
Que da ocidental praia lusitana,
Por mares nunca dantes navegados,
Passaram ainda além da Taprobana,
E em perigos e guerras esforçados,
Mais do que prometia a força humana,
E entre gente remota edificaram
Novo Reino, que tanto sublimaram;
E também as memórias gloriosas
Daqueles reis que foram dilatando
Fé, o Império, e as terras viciosas
e África e de Ásia andaram devastando;
aqueles que por obras valerosas
e vão da lei da Morte libertando
Cantando espalharei por toda a parte,
e a tanto me ajudar o engenho e arte.
Com esses versos de “Os Lusíadas”, de Camões, Canto Primeiro, extraído da edição de 1982, livro da Coleção “Na cabeça do Zé Acervo José Wilker”, do MIS RJ, faço o link para o evento realizado ontem (19), pelo Departamento Cultural e o Círculo Literário do Clube Naval, em cerimônia alusiva aos 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, que contou com a presença do presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro, e da assessora-chefe, Márcia Benazzi.
“Quanta honra participar dessa cerimônia a convite do diretor cultural do Clube Naval, Contra-Almirante (Refº-FN) José Henrique Salvi Elkfury, um parceiro do MIS, por quem tenho grande estima. Foi uma tarde de reflexão sobre o grande poeta português e sua monumental obra. Camões, passados quinhentos anos do seu nascimento, continua arrebatando o mundo, a todos nós, com a força dos seus versos”, afirmou Cesar Miranda Ribeiro.
Participaram do evento personalidades importantes, Gabriela Soares de Albergaria, Cônsul-Geral de Portugal no Rio de Janeiro; Francisco Gomes da Costa, presidente do Real Gabinete Português de Leitura; presidente do Clube Naval, Almirante de Esquadra (Refº) João Afonso Prado Maia de Faria; coordenador do Círculo Literário, Capitão de Mar e Guerra (Refº-FN) Wilson Soares Diniz; e o palestrante, Capitão de Mar e Guerra(Refº) William Carmo Cesar. Os convidados foram brindados também com a belíssima apresentação musical do Grupo "Vocalizart", sob a regência da maestrina Fátima Vilela.
O livro citado “Os Lusíadas”, pertencente a Coleção “Na cabeça do Zé Acervo José Wilker”, que integra o acervo do Museu da imagem e do Som do Rio de Janeiro, traz ilustrações de Lima de Freitas, prefácio e notas de Hernâni Cidade, e está à disposição do público e dos pesquisadores para consulta na sede Lapa. Para acessar o material basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin.
O MIS RJ integra a rede de equipamentos culturais do Governo do Estado e está vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec-RJ).
Publicado em 20/06/2024 por Márcia Benazzi





