PODCAST ESPECIAL EM HOMENAGEM AO CENTENÁRIO DE NELSON SARGENTO
- 25/07/2024
Hoje 25 de julho, é dia do centenário de nascimento de Nelson Sargento, carinhosamente chamado de “Filósofo do samba”! O MIS RJ abre alas para enaltecer o cantor, compositor, artista plástico, escritor e ator, uma personalidade importantíssima para a evolução do carnaval carioca e para a história da Música Brasileira!
“Reverenciar o mestre Nelson Sargento nesta data emblemática do seu centenário, é um tributo que o museu presta ao artista que cantou magistralmente o samba carioca com o seu vozeirão grave em interpretações antológicas, canções inesquecíveis que temos a honra de salvaguardar no setor sonoro, além de centenas de outros itens. A sua rica contribuição para o que entendemos como samba, o gênero musical que melhor representa o Brasil, devemos muito a história e trajetória de Nelson Sargento”, afirmou Cesar Miranda Ribeiro, presidente do MIS RJ.
A reapresentação especial nesta data, dos três episódios do podcast “Dois dedos de prosa”, reverenciando o mestre Nelson Sargento, é para aquecer os corações dos apaixonados pela boa música brasileira e manter sempre viva a memória de um ícone do samba, uma referência no quesito da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, ele que foi presidente da ala dos compositores e conviveu com os baluartes da agremiação mangueirense.
E quem contou as histórias sobre Nelson Sargento foi o seu parceiro, Agenor de Oliveira, compositor, cantor, violonista e produtor cultural. Com um olhar diferenciado, de quem conviveu intimamente com o mestre, discorreu lindamente sobre as diversas composições que fizeram juntos, e cantou muitas delas, assim como falou dos espetáculos que produziram em diferentes palcos, viajando pelo Brasil, além de um programa de rádio que ficou dez anos no ar chamado,“Eles tem histórias para contar”, na Rádio Roquette Pinto. O podcast “Dois dedos de prosa”, foi conduzido pelo escritor Wander Loureço, com mediação da jornalista do MIS RJ, Márcia Benazzi.
É importante ressaltar que o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro salvaguarda em diversas Coleções mais de 340 itens sobre Nelson Sargento, nos setores sonoro, textual, iconográfico, partituras e biblioteca, além da sua preciosa gravação para a série histórica “Depoimentos para a Posteridade”, em 7 de novembro de 1978, em que narrou a sua trajetória e cantou diversas músicas. Para acessar essa rica fonte de pesquisa, além de mais de 50 mil itens sobre o SAMBA, basta escrever um e-mail para o Centro de Pesquisa, Memória e Documentação Ricardo Cravo Albin, no endereço saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita! O público, leitor, ouvinte e pesquisador vai se surpreender com tantas relíquias salvaguardadas no museu!
O MIS RJ integra a rede de equipamentos culturais do Governo do Estado e está vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec-RJ).




