EXPOSIÇÃO “HERANÇAS: 150 ANOS DA IMIGRAÇÃO ITALIANA NO BRASIL” REGISTRA MARCA HISTÓRICA EM PRIMEIRO MÊS NO MIS RJ
- 26/07/2024
Em um feito sem precedentes, a exposição "Heranças: 150 anos da imigração italiana no Brasil", inaugurada no dia 24 de junho no Museu da Imagem e do Som (MIS) no Rio de Janeiro, recebeu um impressionante público de 1.030 visitantes em seu primeiro mês. Este número marca um momento histórico para a instituição com uma visitação tão expressiva em tão pouco tempo.
Para o MIS RJ, o recorde de visitação no primeiro mês não só é uma realização significativa, mas também um indicativo do potencial para futuras exposições de grande impacto. O presidente do museu, Cesar Miranda Ribeiro, destacou a importância dessa homenagem aos primeiros desbravadores italianos que chegaram no século XIX. "Heranças é mais que uma exposição; é um vínculo entre gerações, uma ponte que conecta passado e presente, e uma janela aberta para o futuro. Por se tratar de uma exposição viva, ela pode sofrer alterações, sempre receptiva à doação do público que demonstre esse rico legado".
A exposição, que homenageia a influência da cultura italiana no Brasil, tem atraído visitantes de todas as partes do país e até mesmo de outros países. Com curadoria da historiadora, Daiane Lopes, e da museóloga, Eliane Vilela, a mostra oferece uma imersão na herança cultural da Itália, incluindo uma peça rara: um documento original do século XIX, o passaporte do imigrante italiano Gaetano Benazzi, avô da servidora do MIS RJ, Márcia Benazzi.
A reação do público tem sido extremamente positiva. Daiane Lopes destacou a sensação de dever cumprido ao alcançar a marca de mil visitantes: “A gente queria muito que as pessoas saíssem aguçadas a buscar mais informações a partir dessa primeira provocação. Então, nós ficamos muito contentes de ver que a exposição atingiu tanta gente.”
A exposição "Heranças: 150 anos da imigração italiana no Brasil" continuará em cartaz até 2025, na sede do MIS RJ, rua Visconde de Maranguape, 15, Lapa. Aberta ao público, gratuitamente, de segunda a sexta, das 10h às 17h.
Caro leitor, se você tiver algo a acrescentar nessa rica história entre em contato conosco pelo e-mail ascom@mis.rj.gov.br.
Publicado em 26/07/2024 por Beatriz Lucas.






