O MUSEU DA IMAGEM E DO SOM NO FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE PARATY
- 30/07/2024
O Museu da Imagem e do Som, que integra a rede de equipamentos culturais do Governo do Estado e é vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec-RJ), participa do primeiro Festival Internacional de Cinema de Paraty, de 01 a 04 de agosto, com a “Mostra José Wilker”. Com atuações inesquecíveis do grande ator, o público presente verá na Casa de Cultura de Paraty, em sessões gratuitas, um José Wilker no início da carreira interpretando seu primeiro protagonista no cinema, o mártir Tiradentes no filme “Os Inconfidentes”, do diretor Joaquim Pedro de Andrade (1972); o personagem Lorde Cigano com carisma e autenticidade do mágico da Caravana Rolidei em “Bye Bye Brasil”, de Cacá Diegues (1979); e com uma performance irretocável, o temido político Tenório Cavalcanti em “O homem da capa preta”, de Sérgio Rezende (1986).
“A participação do MIS no Festival Internacional de Cinema de Paraty enriquece a história da instituição que preserva a memória da Cultura Brasileira e, claro, o cinema como força geradora da nossa identidade nacional. Os filmes com o José Wilker e a exposição “Drops Cinematográficos” tem, além do caráter lúdico, do entretenimento, também o papel acadêmico e educativo, de apresentar para as novas gerações realidades políticas e sociais de outras décadas, e possibilitar que conheçam os equipamentos analógicos utilizados pelas equipes de cinema nas produções entre as décadas de 1940 e 1980”, destacou Cesar Miranda Ribeiro, presidente do MIS RJ.
O Festival Internacional de Cinema de Paraty, realização e curadoria dos irmãos Bruno e Jane Saglia apresenta em sua programação, de 31 de julho a 4 de agosto, dois filmes na noite de abertura, “Esta noite seremos felizes”, com Bete Mendes e Othon Bastos, ficção de Diego dos Anjos; e “Samuel e a luz”, documentário de Vinícius Girnys. Para a mostra competitiva foram inscritas mais de 700 produções, entre obras brasileiras e internacionais. Importante ressaltar que toda programação é gratuita ao público e será exibida na Casa de Cultura de Paraty, Cinema da Praça e Cine+. Além das sessões dos filmes, mesas com profissionais renomados da indústria audiovisual vão apresentar palestras e debates sobre a evolução cinematográfica nos últimos tempos e os novos rumos. A cada edição do festival, o prêmio da crítica será representado pelo Troféu José Wilker.
Os filmes da “Mostra José Wilker”, foram gentilmente cedidos pelas suas produtoras, Paula Barreto, Mariza Leão e Antônio de Andrade. Uma parceria que privilegia a formação de novas plateias e democratiza o acesso à cultura no sul fluminense, na bela cidade colonial de Paraty, Patrimônio Mundial pela Unesco.
Publicado em 30/07/2024 por Márcia Benazzi



