MIS RJ PARTICIPA DA ABERTURA DO FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE PARATY

  • 01/08/2024

MIS RJ PARTICIPA DA ABERTURA DO FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE PARATY

O Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro participou na noite de ontem (31/7), da abertura oficial do Primeiro Festival Internacional de Cinema de Paraty, realização e curadoria dos irmãos Bruno e Jane Saglia.

Para o presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro, “o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro é uma peça muito importante desse movimento do audiovisual fluminense. Nós temos a preservação de todo esse conteúdo, desses grandes cineastas que deixam para o nosso cinema e para o nosso audiovisual. A partir desse movimento que está acontecendo aqui, o MIS começa a receber mais e mais pesquisadores que vem abastecer com as suas informações, com os seus documentários o nosso acervo, então nós temos esse crescimento. E nós colocamos sempre o MIS RJ à disposição, seja em qualquer cidade, Paraty, Varre-Sai, nós estamos em todos os lugares.”

Estiveram presentes, autoridades do Governo Federal, o prefeito de Paraty, Luciano Vidal, acompanhado de parte do seu secretariado, jornalistas, júri técnico, cineastas e claro, os paratienses, que prestigiaram o evento. O auditório da Casa de Cultura foi pequeno para tanta gente!

Bruno Saglia agradeceu o apoio da Secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, Danielle Barros, do Secretário de Turismo, Gustavo Tutuca, ao empresariado local que abraçou o festival, patrocinadores e apoiadores. Lembrou a todos que não foi uma tarefa fácil, mas comprometidos com o projeto, ele, a irmã Jane e sua equipe trabalharam incansavelmente para a sua concretização.

A noite especial ainda reservava outras surpresas como a entrega do troféu Jorge Amado para a consagrada atriz Bete Mendes, que muito emocionada lembrou a importância da arte na vida das pessoas, das muitas histórias contadas pela mágica do cinema. O diretor Diego dos Anjos também foi agraciado, recebeu o prêmio Canoa de Ouro. O seu filme “Esta Noite Seremos Felizes”, estrelado por Bete Mendes e Othon Bastos, abriu a exibição na telona do Primeiro Festival Internacional de Cinema de Paraty. Em seguida, o documentário de Vinícius Girnys, “Samuel e a Luz”, encerrou a noite de gala.

O MIS RJ montou no Cinema da Praça de Paraty a exposição “Drops Cinematográficos”, com equipamentos usados pelas produções entre as décadas de 1940 e 1980, dentre eles, os paratienses e turistas poderão apreciar, um projetor de 35mm; um editor viewer dual-8 de filmes 8mm; câmeras de diversos formatos e tamanhos; latas com os rolos dos filmes; cartazes de filmes, e muito mais. Essa iniciativa do museu, de levar o seu rico acervo para outras cidades, possibilita que outros públicos descubram como eram produzidos os filmes de forma analógica.

Publicado em 1/8/24 por Márcia Benazzi


#Compartilhe

Aplicativos


No Ar

Top 5

top1
1. Alguém me Avisou

Dona Ivone Lara

top2
2. Cachorro Vira-lata

Carmem Miranda

top3
3. Com que roupa eu vou

Noel Rosa

top4
4. Gracioso

Garoto

top5
5. A Mar Serenou

Clara Nunes

Oferecimento