MIS RJ valoriza a cultura fluminense ao registrar a história da Ciranda de Paraty

  • 09/08/2024

MIS RJ valoriza a cultura fluminense ao registrar a história da Ciranda de Paraty

Na manhã de domingo (04/08) no Centro Histórico de Paraty, o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro foi em busca de uma narrativa que só seu Verino de Barros, músico e instrumentista de 90 anos, podia contar. O paratiense fez parte do grupo “Os Coroas Cirandeiros”, que como bem diz o nome, tocava o estilo musical que é tradição naquela região: a Ciranda.

Em 1993, o conjunto musical participou da série do MIS RJ “Depoimentos para a Posteridade”. “Em nosso acervo temos muito conteúdo sobre partes da cultura fluminense que pouco conhecemos. Buscamos o seu Verino para que pudéssemos atualizar esse depoimento e enriquecer ainda mais nosso acervo com tradições das áreas mais distintas do Rio de Janeiro.”, comentou o presidente da instituição, Cesar Miranda Ribeiro.

Ainda no depoimento de 1993, o conjunto deu sua visão sobre a difusão da Ciranda em Paraty, mencionou os outros grupos presentes na região e também contou como se deu a formação dos “Os Coroas Cirandeiros”. Seu Verino foi quem teve a ideia de formar a banda, onde em seu relato recém dado, contou que tudo começou nos “baile de roça”, em Rio dos Meros. “Eu me criei na zona rural. Eu fiz o grupo- eu e Benedito Faustino. Ele era meu vizinho, e em toda festinha ele tava junto comigo. Aí viemos pra cidade e aumentamos o grupo.”, contou seu Verino em seu depoimento mais recente.

A Ciranda é uma das muitas tradições que faz parte da cidade de Paraty, mais precisamente, pertencente à cultura da comunidade local, caiçara. Em 2021, a Ciranda foi reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Seu Verino é reconhecido em Paraty por sua contribuição musical. Em julho deste ano, o cirandeiro representou a expressão cultural ao receber um certificado de honra pública, dado pela prefeitura da cidade, que elegia a Ciranda, como a Sétima Maravilha de Paraty na categoria Patrimônio Imaterial.

O MIS RJ tem o compromisso de salvaguardar tudo aquilo que a cultura fluminense tem de mais precioso. Os vídeos citados fazem parte do acervo do MIS, que integra a rede de equipamentos culturais do Governo do Estado e está vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro(Secec-RJ). O material está à disposição do público e dos pesquisadores. Para acessar basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa, Memória e Documentação Ricardo Cravo Albin

Publicada em 9/8/2024 por Mariana Cigolo


#Compartilhe

Aplicativos


No Ar

Top 5

top1
1. Alguém me Avisou

Dona Ivone Lara

top2
2. Cachorro Vira-lata

Carmem Miranda

top3
3. Com que roupa eu vou

Noel Rosa

top4
4. Gracioso

Garoto

top5
5. A Mar Serenou

Clara Nunes

Oferecimento