Presidente do MIS RJ participa da passagem de guarda do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial

  • 13/08/2024

Presidente do MIS RJ participa da passagem de guarda do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial

O presidente do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, Cesar Miranda Ribeiro, esteve presente na passagem da guarda do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial. Nesta terça-feira (13/08), a substituição da Força Aérea Brasileira (FAB) para o Exército Brasileiro (EB), foi marcada com homenagens, que incluíam a troca de posto do Túmulo do Soldado Desconhecido e o desfile das tropas.

“O MIS RJ é a cultura viva. Eternizamos histórias de artistas como cantores, compositores, atores e outros. Mas o museu guarda muito mais que essas narrativas, ele guarda vestígios de várias épocas e a Segunda Guerra Mundial é uma delas. Em nossas coleções encontramos inúmeros materiais referentes aos pracinhas, por exemplo, por isso é uma honra representar o museu na passagem de um monumento como o Monumento aos Pracinhas.”, conta Cesar Miranda Ribeiro, que compareceu ao evento à convite do Comandante Militar do Leste, General Kleber Nunes De Vasconcellos e o Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General Francisco Carlos Machado Silva. Também estava presente no evento o general Luciano Antonio Sibinel, diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, órgão que conduz a troca de guarda do monumento.

São mais de 120 itens no acervo relacionados à Segunda Guerra e aos pracinhas, que se estendem pelos setores audiovisual, sonoro e iconográfico. As memórias dessa época são representadas através de fotografias, cartas e músicas, onde destaca-se a coleção de sambas que foram compostos pelos soldados da FEB. Além disso, no acervo encontra-se conteúdos que contam as histórias da Segunda Guerra, como o programa de rádio produzido pela BBC Londres chamado “FEB na Itália”, com inúmeros episódios que homenageavam os soldados que morreram em batalha.

Todo o acervo do MIS, que integra a rede de equipamentos culturais do Governo do Estado e está vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro(Secec-RJ), está à disposição do público e dos pesquisadores. Para acessar o material basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa, Memória e Documentação Ricardo Cravo Albin.

Publicado em 13/8/2024 por Mariana Cigolo 


#Compartilhe

Aplicativos


No Ar

Top 5

top1
1. Alguém me Avisou

Dona Ivone Lara

top2
2. Cachorro Vira-lata

Carmem Miranda

top3
3. Com que roupa eu vou

Noel Rosa

top4
4. Gracioso

Garoto

top5
5. A Mar Serenou

Clara Nunes

Oferecimento