O MIS RJ COMEMORA EM GRANDE ESTILO OS SEUS 59 ANOS DE FUNDAÇÃO!
- 03/09/2024
"Este Museu visa documentar em som e imagem esse esforço do homem brasileiro, do homem carioca, dos homens de todas as nações que para aqui vieram convergentes formar, ampliar, reformar, desenvolver, tornar viva, humana, colorida, variada, multiforme, infinitamente alegre, mas infinitamente sofrida, a gloriosa e valorosa cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. [...]um museu novo, quase único no seu gênero no mundo, em todo caso, o primeiro no Brasil nessa modalidade, para que o Rio se contemple no passado a fim de se entender no presente, e se decifrar nos enigmas que se lhes oferecem para o seu futuro[...]".
Esse trecho, extraído do discurso do Governador Carlos Lacerda, no dia da inauguração do Museu da Imagem e do Som, em 3 de setembro de 1965, continua a reverberar em nossos corações do quão pioneiro foi esse marco, da criação do primeiro MIS no país e, mesmo após muitas décadas, ainda nos emociona profundamente!
"Hoje, 3 de setembro de 2024, celebramos os 59 anos do MIS RJ, com a certeza da contribuição relevante da nossa instituição de salvaguardar o patrimônio musical, oral e visual carioca, fluminense e brasileiro, de forma vanguardista, criadora e produtora de acervo. Quero homenagear todos os gestores que me antecederam, que se dedicaram, que deram o seu melhor para que pudéssemos chegar onde chegamos. Não posso deixar de citar, Maurício Quadrio e Ricardo Cravo Albin, os pioneiros, que trouxeram o seu talento, a sua marca, a sua grandiosa contribuição para pavimentar a estrada que hoje seguimos, da retidão e do respeito com o bem público, do compromisso com a qualidade, de servir sempre o melhor para a sociedade! Quantas gerações não vieram ao MIS RJ pesquisar e se abastecer de informações valiosas para seus trabalhos acadêmicos e profissionais? É nosso dever olhar para o futuro sem esquecer do passado, dos que nos antecederam, e reverenciar todos os homens e mulheres que fizeram a cultura do nosso país ser tão rica, diversificada, alegre, contagiante, criativa e popular. Agradeço também a minha equipe, que trabalha incansavelmente para que o MIS RJ seja sempre respeitado, querido, admirado, que seja uma instituição dinâmica, uma referência cultural para todos os brasileiros", afirmou Cesar Miranda Ribeiro, presidente do MIS.
O MIS RJ que integra a rede de equipamentos culturais do Governo do Estado e é vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec-RJ), tem muito o que comemorar no dia do seu aniversário! Hoje, às 15h, no auditório da sede Praça XV, será gravado o Depoimento para a Posteridade da atriz Beth Goulart. Também para ela, 2024 é um ano especial, o ano em que celebra os seus 50 anos de carreira. Uma trajetória de consagração nos palcos brasileiros, de tantos personagens interpretados na TV e no cinema, dos muitos prêmios conquistados. Beth Goulart vai contar não apenas os sucessos da vida artística mas falar da sua vida pessoal, lembrar a influência marcante e o legado dos pais em sua carreira, os atores Paulo Goulart e Nicette Bruno. Beth terá ao seu lado, como convidados entrevistadores, o jornalista e escritor Edney Silvestre, a fonoaudióloga e preparadora de elenco, Rose Gonçalves, e o Mestre e Doutor em teledramaturgia brasileira e latino-americana, Mauro Alencar.
E mais, o lançamento do MIS ITINERANTE, projeto de valorização da cultura fluminense e ampliação do acesso ao acervo do museu. Os primeiros registros foram feitos na cidade de Paraty, no sul fluminense, quando o museu participou do Festival Internacional de Cinema de Paraty, a convite dos seus idealizadores, os irmãos Bruno e Jane Saglia. A marca do MIS ITINERANTE, de produção de conteúdos audiovisuais fora da cidade do Rio de Janeiro, possibilitou a gravação de 3 importantes registros: a Série Especial "O legado de José Wilker para o cinema brasileiro", com as participações da roteirista Mariana Vielmond, e do cineasta Cavi Borges; a atualização do depoimento do seu Verino de Barros, músico de 90 anos, fundador do conjunto "Os coroas cirandeiros de Paraty", e o mais antigo cirandeiro da cidade do sul fluminense; e a entrevista especial com Márcio Binder, proprietário de um dos mais antigos casarões históricos de Paraty, construído em 1850, que revelou os simbolismos maçônicos da arquitetura do imóvel bem como a influência maçônica em toda a cidade. O MIS ITINERANTE, levou para a cidade de Paraty a exposição "Drops Cinematográficos", para que os paratienses e, principalmente, as novas gerações, tivessem contato com equipamentos analógicos utilizados pelos cineastas brasileiros em suas produções nas décadas de 1940 até 1980. Além dessas relíquias, o museu apresentou a "Mostra José Wilker", com filmes cedidos pelas produtoras para serem exibidos gratuitamente durante o festival, com rodas de conversa após as sessões com a filha do ator, Mariana Vielmond.
E os jovens cariocas, como estão conectados com o Museu da Imagem e do Som? Através de uma parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), os universitários começaram a desenvolver já em 2024, a logomarca comemorativa dos 60 anos do MIS RJ, para ser lançada em 2025. O coordenador do curso de Design, Leonardo Marques, e o professor Luciano Tardin, que ministra a disciplina de projeto, são os responsáveis pelas atividades dos alunos na preparação da identidade da marca. Na semana passada, 27/8, a diretora técnica operacional do museu, Úrsula Resende, e a responsável pelo setor acadêmico, Luíza Moura, estiveram na ESPM para conhecer a turma de design e assistir as apresentações dos primeiros esboços do projeto, e gostaram muito do que viram!
O querido leitor e internauta da Web Rádio MIS RJ está sendo presenteado também com a simulação de uma rádio igual àquela que tocava no dia da inauguração do MIS RJ, em 3 de setembro de 1965, é a WEB RÁDIO MIS DUO! São mais de 400 músicas dos anos 60, comerciais desse período, os chamados reclames, simulação de um locutor dessa época e o discurso, na íntegra, do Governador Carlos Lacerda! Essa programação especial estará disponível todos os dias até 2025, basta acessar https://web.mis.rj.gov.br/webradio/duo/
O MIS RJ não para, tem a força motriz que faz a roda da cultura brasileira girar, tem os sonhos dos jovens, tem a arte dos pioneiros, de gerações repletas de memórias tecidas em acordes, das músicas dos bambas do samba, dos mestres da MPB, da erudição da música clássica, da beleza das artes plásticas, da pintura, do teatro, da literatura, das histórias do cinema, do rádio, da televisão!
O MIS RJ É O PASSADO DE PRESENTE PRA VOCÊ!
Publicado em 3/9/2024 por Márcia Benazzi


Assista - https://www.youtube.com/watch?v=Vi22c0_qasA





