PRESIDENTE DO MIS RJ RECEBE NA SEDE LAPA A DIRETORA GERAL DO MIS PARANÁ
- 17/09/2024
O presidente do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, Cesar Miranda Ribeiro, recebeu a diretora geral do MIS Paraná, Mirele Camargo, na sede Lapa, centro da cidade. A reunião foi acompanhada pela diretora técnica operacional, Ursula Resende. Os gestores celebram, neste primeiro encontro, a troca de experiências entre as duas instituições mais antigas do país, fundadas na década de 60.
"Somos duas instituições voltadas para a preservação da história cultural das nossas cidades, e esse intercâmbio é muito valioso para todos nós. O MIS RJ foi o primeiro, criado em 1965 pelo então Governador da Guanabara, Carlos Lacerda, um visionário que vislumbrou um museu completamente inovador, que abriu caminhos para que outros fossem inaugurados, como de fato aconteceu 4 anos depois, quando em 1969, foi fundado o segundo MIS do Brasil, no Paraná. Espero que possamos unir forças para futuras parcerias, e que projetos destacando a riqueza dos acervos do Rio e de Curitiba sejam desenvolvidos conjuntamente", afirmou o presidente Cesar.
Mirele Camargo percorreu as instalações do MIS RJ e conheceu diversos setores e acervos importantes da instituição, como a preciosa Coleção "Na Cabeça do Zé - Acervo José Wilker", com milhares de livros, DVDs e CDS; o Centro de Pesquisa, Memória e Documentação Ricardo Cravo Albin; o estúdio Chacrinha onde são realizadas as gravações de podcasts e especiais da programação da Web Rádio MIS RJ; além da Biblioteca Almirante com milhares de livros que salvaguardam a Cultura Brasileira.
A sede do Museu da Imagem e do Som do Paraná, criado em 6 de fevereiro de 1969, está situada no Palácio da Liberdade, Patrimônio Histórico e Cultural, tombado pelo Estado em 1977. Possui um acervo com mais de três milhões de itens, entre discos em vinil, fotografias, depoimentos, fitas de áudio, fitas cassete, documentos, filmes, acervo tridimensional e uma biblioteca com mais de dois mil itens. O MIS-PR, tem como a principal finalidade preservar, conservar e divulgar a memória audiovisual paranaense.
Publicado em 17/9/2024 por Márcia Benazzi








