MIS RJ PRESTIGIA SESSÃO DE GALA DO FILME DE SILVIO TENDLER

  • 08/10/2024

MIS RJ PRESTIGIA SESSÃO DE GALA DO FILME DE SILVIO TENDLER

Uma noite especial para o cinema, a sessão de gala da Première Brasil do Festival do Rio, segunda (7), com a exibição do filme “Brizola – anotações para uma história”, do diretor Silvio Tendler. A convite do cineasta e da Riofilme, estiveram presentes no Estação NET Rio, o presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro, e a gerente de produção, Márcia Benazzi. O documentário, produzido pela Caliban Cinema e Conteúdo, conta a trajetória do nacionalista Leonel Brizola, da infância pobre em Carazinho, no interior do Rio Grande do Sul, até se tornar um dos maiores líderes políticos do país.

Para o presidente Cesar, “ A filmografia de Silvio Tendler resgata trajetórias emblemáticas para a história contemporânea brasileira. O MIS RJ sente-se honrado em participar dessa sessão especial para prestigiar, merecidamente, um dos maiores documentaristas do Brasil, com mais de 70 filmes entre longas, médias e curta-metragens produzidos e dirigidos por ele nas últimas décadas”.

Silvio Tendler foi representado no evento pela sua filha, Ana Rosa Tendler, acompanhada pela equipe da Caliban. Infelizmente, por motivos de saúde, o cineasta não pode comparecer para receber o carinho dos amigos queridos, diretores, produtores, fãs do seu trabalho como documentarista e também correligionários de Brizola. A sala do Estação ficou pequena para comportar tanta gente! Ao final da sessão muitos aplausos para Brizola e Silvio Tendler!

O Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro faz parte da história de Silvio Tendler. O cineasta começou a frequentar o museu ainda jovem participando das sessões de cinema na sede da Praça XV, pesquisando nos acervos do MIS para a produção do seu filme sobre João Cândido, o Almirante Negro. Além disso, a sua trajetória está registrada em dois Depoimentos para a Posteridade, o primeiro em 1992, e o segundo, trinta anos depois, em 2022, quando foi acompanhado pelos amigos entrevistadores, Ricardo Cravo Albin e Ricardo Cota. A importância desses depoimentos, tanto para estudantes de cinema quanto para pesquisadores em geral, é resgatar da infância à maturidade, todos os aspectos da vida e da obra do cineasta, narrados em primeira pessoa, e que compreendem a sua trajetória cinematográfica em quase 50 anos de carreira.

Todo o acervo do MIS, que integra a rede de equipamentos culturais do Governo do Estado e está vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec-RJ), está à disposição do público e dos pesquisadores. Para acessar o material sobre o cineasta Silvio Tendler basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa, Memória e Documentação Ricardo Cravo Albin.

Publicado em 8/10/2024 por Márcia Benazzi


#Compartilhe

Aplicativos


No Ar

Top 5

top1
1. Alguém me Avisou

Dona Ivone Lara

top2
2. Cachorro Vira-lata

Carmem Miranda

top3
3. Com que roupa eu vou

Noel Rosa

top4
4. Gracioso

Garoto

top5
5. A Mar Serenou

Clara Nunes

Oferecimento